Significado de atritar-no-lo

    A forma atritar-no-lopode ser [infinitivo de atritaratritar], [primeira pessoa singular do futuro do conjuntivo de atritaratritar], [primeira pessoa singular infinitivo flexionado de atritaratritar], [terceira pessoa singular do futuro do conjuntivo de atritaratritar] ou [terceira pessoa singular infinitivo flexionado de atritaratritar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    atritaratritar
    ( a·tri·tar

    a·tri·tar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo e pronominal

    1. Provocar ou sofrer atrito ou fricção (ex.: uma superfície atrita a outra; as vértebras atritam-se e provocam desgaste).

    2. [Figurado] [Figurado] Causar ou sentir irritação ou desentendimento (ex.: estas coisas atritam com o feitio do pai; atritou-se com o chefe). = AGASTAR, IRRITAR, ZANGAR

    3. [Figurado] [Figurado] Causar ou sentir mágoa. = ATORMENTAR, MAGOAR, MORTIFICAR

    etimologiaOrigem:atrito + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    galgueiro | adj.

    Que corre em declive (ex.: regato galgueiro)....


    tribo- | elem. de comp.

    Exprime a noção de atrito (ex.: triboeletricidade; tribologia)....


    abrasão | n. f.

    Desgaste por atrito ou fricção....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "atritar-no-lo" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de saber se existe registo da palavra "esmandrigado" com o significado de mal arranjado, mal pronto, e como é a real grafia da palavra. Usei-a muito na minha infância na cidade do Porto e ainda a uso. Será uso indevido??


      Gostaria de saber algo sobre a palavra tauba, pois ouvi dizer que a palavra não está errada, mas achei em dicionário algum... Então fiquei em dúvida se ela é uma palavra nativa da língua portuguesa, ou é uma forma errada de pronunciá-la!