PT
BR
Pesquisar
Definições



arriscar-me

A forma arriscar-mepode ser [infinitivo de arriscararriscar], [primeira pessoa singular do futuro do conjuntivo de arriscararriscar], [primeira pessoa singular infinitivo flexionado de arriscararriscar], [terceira pessoa singular do futuro do conjuntivo de arriscararriscar] ou [terceira pessoa singular infinitivo flexionado de arriscararriscar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
arriscararriscar
( ar·ris·car

ar·ris·car

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e pronominal

1. Pôr ou pôr-se em risco ou em perigo.

2. Sujeitar ou sujeitar-se à sorte. = AVENTURAR


quem não arrisca não petisca

Expressão usada para indicar que quem não é ousado, não age ou não corre riscos perde a oportunidade de alcançar o que deseja.

etimologiaOrigem etimológica:a- + risco + -ar.

iconeConfrontar: ariscar.
arriscar-mearriscar-me

Auxiliares de tradução

Traduzir "arriscar-me" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber qual é a maior palavra da língua portuguesa.
As línguas vivas são capazes de produzir, sem limitações, palavras novas. Não é muito normal haver palavras excessivamente longas, mas elas também acontecem, principalmente com neologismos. Quando pertinente, essas palavras são registadas por dicionários e outras obras de referência que as atestam. Aparentemente (isto é falível), a maior palavra registada num dicionário de português é pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico, no Dicionário Houaiss. Este adjectivo é relativo a uma doença pulmonar chamada pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose. A produtividade da língua é demonstrada no facto de este adjectivo, como outros, poder potencialmente formar um advérbio de modo em -mente, cuja forma seria ainda maior do que aquela registada naquele dicionário: pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconioticamente.



Qual a palavra correcta para definir a parte do dia que tem claridade?
Como poderá constatar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, dia é a palavra adequada para designar o tempo que decorre entre o nascer e o pôr-do-sol, ou seja, a parte do dia (“duração de uma rotação da terra sobre si mesma”) que tem claridade.