PT
BR
Pesquisar
Definições



arrelampámos

Será que queria dizer arrelampamos?

A forma arrelampámosé [primeira pessoa plural do pretérito perfeito do indicativo de arrelampararrelampar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
arrelampararrelampar
( ar·re·lam·par

ar·re·lam·par

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Fulgurar como relâmpago; faiscar.

2. [Figurado] [Figurado] Atordoar; espantar; entontecer com pancadas ou movimentos.


verbo intransitivo

3. Mostrar assombro; ficar entontecido, assombrado, espantado.

4. [Portugal: Trás-os-Montes] [Portugal: Trás-os-Montes] Tolher, enfezar.

arrelampámosarrelampámos

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Gostaria que me esclarecessem acerca da leitura da palavra austero. Na 2ª sílaba dever-se-á ler como uma vogal aberta ou fechada? Ainda que a palavra em questão não contenha qualquer acento, qual a forma de leitura: áustero ou austéro?
O adjectivo austero é uma palavra grave, isto é, tem o acento de intensidade na penúltima sílaba (austero) e a pronúncia da vogal desta sílaba deverá ser e aberto (idêntico ao e da palavra ). Se esta palavra fosse esdrúxula, isto é, acentuada na antepenúltima sílaba, teria de apresentar acento gráfico (*áustero; o asterisco indica incorrecção ortográfica), como todas as palavras esdrúxulas do português (ex.: antídoto, cálice, cómico, técnico, telúrico).



Ouvi a um treinador de futebol a palavra evoluência referindo-se à evolução da sua equipe. Não creio que exista o vocábulo.
A palavra evoluência não se encontra registada em nenhum dicionário ou vocabulário consultado, nem se encontra em corpora e motores de pesquisa na internet, pelo que será mais aconselhável, de facto, o uso da palavra evolução.

Esta palavra, apesar de não ter curso na língua, parece no entanto ser formada a partir do verbo evoluir com um sufixo (-ência), usado regularmente para formação de substantivos abstractos a partir de verbos, como em antecedência, anuência, dormência, intercorrência, regência ou sobrevivência, por exemplo.