PT
BR
Pesquisar
Definições



arrebanho

A forma arrebanhopode ser [primeira pessoa singular do presente do indicativo de arrebanhararrebanhar] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
arrebanhoarrebanho
( ar·re·ba·nho

ar·re·ba·nho

)


nome masculino

1. Operação agrícola que consiste em colocar na retaguarda do timão do arado uma vassoura que aplana os camalhões e cobre as sementes, à medida que o arado vai abrindo regos na terra.

2. [Portugal: Bairrada] [Portugal: Bairrada] Acto ou efeito de roubar. = FURTO, RANFO, ROUBO

arrebanhararrebanhar
( ar·re·ba·nhar

ar·re·ba·nhar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e pronominal

1. Juntar ou juntar-se em rebanho (ex.: arrebanhar o gado; as ovelhas arrebanharam-se).

2. Reunir ou reunir-se.


verbo transitivo

3. Juntar o que estava disperso.

4. Tomar para si. = APANHAR, ARRECADAR

etimologiaOrigem etimológica:a- + rebanho + -ar.


Dúvidas linguísticas



Pode-se utilizar a palavra exigencial? Ex.: selecção exigencial de componentes.
Apesar de o adjectivo exigencial não se encontrar registado em nenhum dos dicionários e vocabulários de língua portuguesa à nossa disposição, ele encontra-se bem formado a partir da aposição do sufixo -al ao substantivo exigência, pelo que o seu uso é possível e até muito frequente, como o revelam pesquisas em corpora e em motores de busca da Internet, especialmente em contextos relativos às áreas da construção e da engenharia civil, com o significado “que é relativo a ou que envolve uma exigência” (ex.: fizeram uma selecção exigencial dos novos materiais).



Ao utilizar a locução "bem como" num período longo, a vírgula virá antes ou depois da locução? Ela dá a idéia de uma pausa sonora no período?
De acordo com a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra, e com a Moderna Gramática Portuguesa, de Evanildo Bechara, a vírgula usa-se, entre muitas outras situações, para separar orações coordenadas, como as que são introduzidas pela locução conjuntiva bem como (ex.: comprou uma saia e um casaco, bem como uns sapatos para o casamento), empregando-se antes da conjunção ou da locução conjuntiva no caso de estas apenas poderem ser usadas no início da oração, como acontece com a locução bem como.