Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

apical

apicalapical | adj. 2 g. | adj. 2 g. n. f.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

a·pi·cal a·pi·cal


(ápice + -al)
adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

1. Relativo ao ápice.

2. Que tem apículo. = APICULADO

adjectivo de dois géneros e nome feminino
adjetivo de dois géneros e nome feminino

3. [Fonética]   [Fonética]  Diz-se de ou som consonântico que se articula tocando com a ponta da língua nas gengivas dos incisivos superiores.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "apical" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Como todos los depredadores, el lobo, siendo una especie apical , es la más influyente en el control poblacional, es decir, sus presas, en...

Em fragmentos da galaxia

Formam bainhas, que suportam o caule oco, protegendo ao mesmo tempo o gomo apical e as regiões de crescimento basal dos entrenós situadas mesmo acima dos nós..

Em De Rerum Natura

...– Prática 1 Paraesternal (eixo longo e transversal) 15h às 16h – Prática 2 Apical 4C e 5C / Débito cardíaco 16h às 17h – Prática 3 Subcostal e...

Em Rede Brasil de Noticias - O Point da Informação

...In phase 2, the distal NR decreases its stiffness according to the reduction of apical myosin

Em Desafiando a Nomenklatura Científica

antes lembras qve se passava nos alpes qve se fazia qve aldeia no norte elevadas qve crianças cheias de vida qve comunidades cheias de cianças qve lvgares algos non viam assim a terra aser exloração de messas e qve o ser do barro artesão e qve o som dessas altas eco de viver at´´e vma criança fazia sers soprano ora atenor…

Em Tears of Heaven
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Estou estudando verbos, mas aprendi que existem 3 modos verbais; aqui neste site, vi que tem mais que três. Ainda não conhecia o que está aqui neste site. Por favor, gostaria que me explicasse. O que eu conheço são os modos no indicativo, subjuntivo e o imperativo.
Tal como é afirmado na Gramática Priberam, no capítulo sobre os Modos dos Verbos, são geralmente considerados pelos gramáticos três modos verbais: o indicativo (ex.: ele foi a São Paulo), o conjuntivo ou subjuntivo (ex.: talvez haja boas notícias) e o imperativo (ex.: come a sopa!). Há, no entanto, autores que referem que o condicional ou futuro do pretérito, o futuro do indicativo e o infinitivo podem também eles apresentar valores modais em certos contextos.

A divisão patente na conjugação dos verbos do Dicionário Priberam e no conjugador do FLiP apresenta uma categorização mista entre modos, tempos e formas nominais do verbo. Iremos, no entanto, repensar esta categorização para que os nossos usuários não sejam induzidos em erro.




Deve dizer-se tornar-se um, ou tornar-se num?
O verbo tornar, na acepção de “converter-se, transformar-se”, é usado com ou sem a preposição em, que pode ser contraída ou não: Ele tornou-se um advogado famoso; Ele tornou-se num advogado famoso.
pub

Palavra do dia

war·fa·ri·na war·fa·ri·na


(inglês warfarin, de W[isconsin] A[lumni] R[esearch] F[oundation], sociónimo + [cum]arin, cumarina)
nome feminino

[Química]   [Química]  Substância (C19H16O4) usada como anticoagulante na prevenção de tromboses e na composição de raticidas. = VARFARINA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/apical [consultado em 24-09-2021]