PT
BR
Pesquisar
Definições



aperreada

A forma aperreadapode ser [feminino singular de aperreadoaperreado] ou [feminino singular particípio passado de aperrearaperrear].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
aperrearaperrear
( a·per·re·ar

a·per·re·ar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Tratar como a um cão.

2. Deitar os cães a.

3. Tratar muito mal ou com muita disciplina.


verbo transitivo e pronominal

4. Causar ou sofrer incómodo ou aflição. = APOQUENTAR, ATORMENTAR, OPRIMIR

etimologiaOrigem etimológica:espanhol aperrear, de perro, cão.
aperreadoaperreado
( a·per·re·a·do

a·per·re·a·do

)


adjectivoadjetivo

1. Tratado como cão.

2. Reprimido; sujeito.

3. Subordinado.

4. Que vive com dificuldade.



Dúvidas linguísticas



"O Sporting colou-se hoje a FC Porto e Benfica na liderança da Superliga portuguesa." Sendo que o correcto seria "O Sporting colou-se hoje ao FC Porto e ao Benfica”, a primeira hipótese poderá também estar correcta?
As regras que regem o emprego ou a omissão de artigos com nomes próprios nem sempre são óbvias, deixando espaço para incertezas, como se depreende da consulta de qualquer compêndio gramatical sobre este assunto (veja-se, por exemplo, a Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa: Edições Sá da Costa, 1998: pp. 214-242).

A frase que refere poderia estar correcta como eventual título de jornal (onde a omissão de artigos e verbos é frequente: Sporting, FC Porto e Benfica na liderança da Superliga portuguesa), sobretudo se o clube desportivo mencionado no início da frase também não fosse precedido de artigo: Sporting colou-se hoje a FC Porto e Benfica na liderança da Superliga portuguesa. Tal como é apresentada, com Sporting precedido de artigo, ao contrário de Porto e Benfica, a frase causa alguma estranheza, sendo preferível indicar todos os artigos: O Sporting colou-se hoje ao FC Porto e ao Benfica na liderança da Superliga portuguesa.




Gostaria de saber se o verbo vir na frase eu não quero que eles "vão" à festa, está correto e se não qual é a forma correta.
Na frase Eu não quero que eles vão à festa está presente o verbo ir, indicando que alguém faz uma acção de se deslocar de cá para lá, ou de um local próximo para um local mais afastado.
Se quiser utilizar o verbo vir, indicando que alguém faz uma acção de se deslocar de lá para cá, ou de um local afastado para um local mais próximo de quem fala, deverá utilizar a forma venham.
Em ambos os casos, a frase estará correcta, pois trata-se de formas verbais no presente do conjuntivo (ou presente do subjuntivo, no português do Brasil), por fazer parte de uma oração subordinada completiva ou integrante, que é complemento directo do verbo querer. As duas frases apenas diferem no sentido dado por ser o verbo ir ou o verbo vir.