PT
BR
Pesquisar
Definições



antipatizante

A forma antipatizantepode ser [derivação feminino singular de antipatizarantipatizar], [derivação masculino singular de antipatizarantipatizar] ou [adjectivo de dois géneros e nome de dois génerosadjetivo de dois géneros e nome de dois géneros].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
antipatizanteantipatizante
( an·ti·pa·ti·zan·te

an·ti·pa·ti·zan·te

)


adjectivo de dois géneros e nome de dois génerosadjetivo de dois géneros e nome de dois géneros

Que ou o que tem antipatia por algo ou por alguém; que ou o que antipatiza com (ex.: atitude antipatizante; antipatizante declarada do regime). = ADVERSÁRIO, OPOSITORADEPTO, DEFENSOR

etimologiaOrigem etimológica: antipatizar + -ante.
antipatizarantipatizar
( an·ti·pa·ti·zar

an·ti·pa·ti·zar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

Sentir antipatia por (ex.: antipatizou logo com eles).

etimologiaOrigem etimológica: antipatia + -izar.
antipatizanteantipatizante


Dúvidas linguísticas



Como se designa algo que escraviza? Os termos escravizante e escravizador não aparecem no dicionário.
Nenhum dicionário regista de modo exaustivo o léxico de uma língua e o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa (DPLP) não é excepção. Apesar de não se encontrarem registadas no DPLP, as palavras escravizador e escravizante podem ser encontradas noutros dicionários de língua portuguesa com o significado “que escraviza”.

Estas duas palavras são formadas com dois dos sufixos mais produtivos do português (-ante e -dor), pelo que é sempre possível formar correctamente novas palavras com estes sufixos (normalmente a partir de verbos) que não se encontram registadas em nenhum dicionário.




O grau superlativo absoluto sintético de sábio é sapientíssimo? É que também existe o adjectivo sapiente, daí a minha dúvida...
O adjectivo sapientíssimo é superlativo absoluto sintético irregular de sábio e superlativo absoluto regular de sapiente. Este fenómeno acontece também noutros casos, como por exemplo em amaríssimo, superlativo de amargo e de amaro; beneficentíssimo, superlativo de benéfico e de beneficente; credibilíssimo, superlativo de crível e de credível; grandiloquentíssimo, superlativo de grandíloquo e de grandiloquente; magnificentíssimo, superlativo de magnífico e de magnificente; malevolentíssimo, superlativo de malévolo e de malevolente ou meritíssimo, superlativo de merecedor e de meritório.