Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

antílope

antílopeantílope | n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

an·tí·lo·pe an·tí·lo·pe


(francês antilope)
nome masculino

[Zoologia]   [Zoologia]  Designação comum a várias espécies de mamíferos ruminantes cavicórneos da família dos bovídeos.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "antílope" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Jaqueta de pele-de- antílope ..

Em daniel abrunheiro

...baliza, distância que seria percorrida, em grande parte, por Darwin Gabriel Núñez Ribeiro, o antílope mantido em campo até ao fim e a quem se apontou o terceiro passe..

Em O INDEFECTÍVEL

Shahtoosh, em persa, significa “rei das lãs” e é feito de pelo de antílope tibetano — ou chiru —, uma espécie ameaçada de extinção..

Em VISEU, terra de Viriato.

Custa-me que a gazela & o antílope etc..

Em daniel abrunheiro

Abu Dhabi foi fundada quando um jovem antílope levou uma tribo errante a água doce, em uma ilha com no máximo 300...

Em Sergio@Cruises
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostava de saber se está correcta a repetição da preposição pelo na formulação a seguir: No quadro do seu périplo pelo Ruanda, pelo Burundi, pela RD Congo e pela Tanzânia, o fulano vai encontrar-se com o sicrano.
Não há nenhuma incorrecção na repetição da contracção pelo/pela na frase que refere. Pelo contrário, alguns gramáticos recomendam inclusivamente que, numa enumeração de substantivos, se for utilizado o artigo definido antes do primeiro, devem ser utilizados artigos definidos antes dos restantes substantivos (cf. CUNHA e CINTRA, Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa: João Sá da Costa, 14ª ed., 1998, p.235). Isto aplica-se nesta frase, pois pelo/pela são contracções da preposição por com os artigos definidos o/a.



Quero saber quando empregar viagem com "G" e viajem com "J" e suas respectivas explicações...
A grafia com g (viagem) corresponde ao substantivo feminino (ex: dormiu durante toda a viagem; reservamos os bilhetes de avião numa agência de viagens), que pode ser sinónimo de passeio, percurso. A grafia com j (viajem) corresponde à terceira pessoa do plural do presente do conjuntivo (ou subjuntivo, no Brasil) do verbo viajar (ex.: espero que eles viajem em segurança), também usada para formar a terceira pessoa do plural do imperativo (ex.: não viajem para essa zona do país).
pub

Palavra do dia

me·lo·fi·li·a me·lo·fi·li·a


(melo- + -filia)
nome feminino

Gosto pela música. = MELOMANIA, MUSICOFILIA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/ant%C3%ADlope [consultado em 01-10-2022]