PT
BR
Pesquisar
Definições



anidridos

A forma anidridosé [masculino plural de anidridoanidrido].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
anidridoanidrido
( a·ni·dri·do

a·ni·dri·do

)


nome masculino

1. [Química] [Química] Termo genérico de certos compostos que ao contacto da água produzem ácido.


anidrido sulfuroso

[Química] [Química]  Gás sulfuroso ou óxido sulfuroso, gás que deriva da combustão do enxofre.

anidrido carbónico

[Química] [Química]  Composto químico (CO2), essencial à vida na Terra e um dos compostos essenciais para a realização da fotossíntese. = DIÓXIDO DE CARBONO, GÁS CARBÓNICO

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: ANÍDRIDO

etimologiaOrigem etimológica:francês anhydride.

Auxiliares de tradução

Traduzir "anidridos" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber uma palavra em português que comece com "vl"? Exemplo: Vladimir, mas não pode ser nome próprio.
Nos dicionários e vocabulários de língua portuguesa à nossa disposição, constam poucos nomes comuns iniciados pelo grupo consonântico vl, tais como vladica (título conferido aos bispos na Igreja Ortodoxa), vlamíngia (género de plantas), vlax (género de insectos) e vlemê (árvore nativa de São Tomé). Tal como se pode ver pelo número reduzido de palavras, este não é um grupo consonântico usual na ortografia do português.

A sequência dessas letras também é usada em nomes próprios de origem estrangeira, como Vladimir/Vladimiro ou Vladislau, e nos seus derivados.




Gostaria de saber se o verbo vir na frase eu não quero que eles "vão" à festa, está correto e se não qual é a forma correta.
Na frase Eu não quero que eles vão à festa está presente o verbo ir, indicando que alguém faz uma acção de se deslocar de cá para lá, ou de um local próximo para um local mais afastado.
Se quiser utilizar o verbo vir, indicando que alguém faz uma acção de se deslocar de lá para cá, ou de um local afastado para um local mais próximo de quem fala, deverá utilizar a forma venham.
Em ambos os casos, a frase estará correcta, pois trata-se de formas verbais no presente do conjuntivo (ou presente do subjuntivo, no português do Brasil), por fazer parte de uma oração subordinada completiva ou integrante, que é complemento directo do verbo querer. As duas frases apenas diferem no sentido dado por ser o verbo ir ou o verbo vir.