PT
BR
Pesquisar
Definições



angrenses

A forma angrensesé [masculino e feminino plural de angrenseangrense].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
angrense1angrense1
( an·gren·se

an·gren·se

)


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

1. Relativo à cidade de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, no arquipélago dos Açores.


nome de dois géneros

2. Natural ou habitante de Angra do Heroísmo.

etimologiaOrigem etimológica:Angra [do Heroísmo], topónimo + -ense.

angrense2angrense2
( an·gren·se

an·gren·se

)


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

1. Relativo ou pertencente ao município brasileiro de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro.


nome de dois géneros

2. Natural ou habitante de Angra dos Reis.

etimologiaOrigem etimológica:Angra [dos Reis], topónimo + -ense.

angrensesangrenses

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Estava com dúvida quanto à escrita do algarismo 16, e procurando resposta no site, fiquei com mais dúvida ainda: dezesseis ou dezasseis? E porquê?
O algarismo 16 pode escrever-se de duas formas: dezasseis é a forma usada em Portugal e dezesseis a forma usada no Brasil. A forma com e aparenta ser a mais próxima da etimologia: dez + e + seis; a forma com a é uma divergência dessa. Esta dupla grafia, cuja razão exacta se perde na história da língua, verifica-se também com os números 17 (dezassete/dezessete) e 19 (dezanove/dezenove).




Agradecia que me esclarecessem em que categoria gramatical podemos classificar a locução à espera e qual a melhor forma de dizer: estou à espera de ti ou estou à tua espera.
A locução à espera tem valor de advérbio (ex.: estou à espera há mais de 20 minutos), pelo que se pode classificá-la como uma locução adverbial.

Em relação à segunda questão, que diz respeito à locução prepositiva à espera de, de acordo com a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Lindley Cintra e Celso Cunha (p. 327), existem em português certas locuções prepositivas que permitem a substituição do pronome oblíquo tónico (neste caso, o pronome ti), quando antecedido da preposição de, pelo pronome possessivo correspondente (neste caso, o pronome tua). Assim sendo, ambas as construções devem ser consideradas correctas, à semelhança de casos como em frente de ti / à tua frente, em favor de ti / em teu favor ou à mercê de ti / à tua mercê.