PT
BR
Pesquisar
Definições



amendoim-acácia

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
amendoim-acáciaamendoim-acácia
( a·men·do·im·-a·cá·ci·a

a·men·do·im·-a·cá·ci·a

)
Imagem

BrasilBrasil

BotânicaBotânica

Árvore da família das leguminosas (Tipuana tipu), de grandes folhas compostas por folíolos oblongos e pequenas flores amarelas.


nome masculino

[Brasil] [Brasil] [Botânica] [Botânica] Árvore da família das leguminosas (Tipuana tipu), de grandes folhas compostas por folíolos oblongos e pequenas flores amarelas.Imagem = TIPU, TIPUANA

etimologiaOrigem etimológica:amendoim + acácia.

vistoPlural: amendoins-acácia ou amendoins-acácias.
iconPlural: amendoins-acácia ou amendoins-acácias.
amendoim-acáciaamendoim-acácia


Dúvidas linguísticas



Tenho uma dúvida em relação ao emprego ou não do hífen na palavra dessincronizar. A palavra escrita deste modo lê-se /de-ssin-cro-ni-zar/ e normalmente ouve-se pronunciar /des-sin-cro-ni-zar/. Ou seja, o prefixo des- normalmente não perde a sua autonomia quando pronunciado. Neste caso não se devia também usar o hífen? Ou será que o termo dessincronizado é normalmente mal pronunciado, separando-se os dois ss?
A aglutinação do prefixo des- à palavra seguinte não obriga à pronúncia /s/. Aliás, os poucos dicionários que fazem a transcrição fonética das palavras às quais dão entrada registam /des-sin-cro-ni-zar/ e não /de-ssin-cro-ni-zar/.



Tenho, há algum tempo, uma "discussão" com uma amiga relativamente à palavra "espilro". Eu digo que esta palavra existe há muito, muito tempo, ao passo que a minha amiga diz que só passou a existir segundo o novo acordo ortográfico. Podem ajudar a esclarecer-nos?
Não encontrámos uma datação para a palavra espilro, mas esta palavra (e o verbo de que deriva regressivamente, espilrar), provém de uma epêntese em espirro (espirro > espilro) e não terá com certeza surgido como consequência do novo Acordo Ortográfico. Rebelo Gonçalves, no seu Vocabulário da Língua Portuguesa (Coimbra: Coimbra Editora, 1966) regista espilrar e espilro, afirmando que se trata de um registo popular. Idêntica informação é fornecida pelo Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.