Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
ameaçaameaça | s. f.
3ª pess. sing. pres. ind. de ameaçarameaçar
2ª pess. sing. imp. de ameaçarameaçar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

a·me·a·ça a·me·a·ça
nome feminino

1. Palavra ou gesto que anuncia a alguém o mal que lhe queremos fazer.

2. Sinal que indica um mal, uma doença.


a·me·a·çar a·me·a·çar - ConjugarConjugar
verbo transitivo

1. Dirigir ameaças a.

2. Fazer prever (o que é mau).

3. Vir em tom de ameaça contra.

4. Levantar-se contra.

verbo intransitivo

5. Estar iminente.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "ameaça" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


Na seguinte frase Pessoas que utilizam o computador, a Internet, os famosos jogos virtuais, possuem um desempenho maior com relação às pessoas que não os utilizam, como poderia dividi-la em sujeito e predicado?
Na frase que menciona, a função sintáctica de sujeito é desempenhada pelo grupo nominal que contém uma frase (pessoas que utilizam o computador, a Internet, os famosos jogos virtuais) e a função sintáctica de predicado é desempenhada pelo verbo possuir e pelos constituintes que dele dependem (possuem um desempenho maior com relação às pessoas que não os utilizam).



Uso e ouço frequentemente a palavra insonso para referir a comida sem sal ou com pouco sabor, ou ainda a algo que é pouco interessante. No entanto, não encontro esta palavra nos dicionários em que procuro. Ouvi recentemente que a forma correcta é insosso. É assim?
A forma insonso não é incorrecta, pois trata-se de uma variante de insosso, a par de ensosso ou ainda de insulso, de origem mais erudita. Apesar de nenhum dicionário poder registar de forma exaustiva o léxico de uma língua, esta forma encontra-se atestada no Vocabulário da Língua Portuguesa de Rebelo Gonçalves (Coimbra: Coimbra Editora, 1966) e no Grande Vocabulário da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado (Lisboa: Âncora Editora, 2001), bem como em dicionários de referência, como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa (Lisboa: Editorial Verbo, 2001) ou a versão portuguesa do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Lisboa: Círculo de Leitores, 2002). O Dicionário Aurélio e a versão brasileira do Dicionário Houaiss não contemplam a entrada insonso, uma vez que esta palavra tem curso reduzido no português do Brasil.
pub

Palavra do dia

ra·iz·-for·te |a-i| ra·iz·-for·te |a-i|
nome feminino

[Botânica]   [Botânica]  Planta brassicácea (Armoracia rusticana) cujas raízes são usadas como condimento picante. = RÁBANO-PICANTE, SARAMAGO-MAIOR

Plural: raízes-fortes.Plural: raízes-fortes.
pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/amea%C3%A7a [consultado em 16-01-2021]