Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

alea jacta est

alea jacta estalea jacta est | loc.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

alea jacta est |álèa iáctà ést| ou |álèa jáctà ést|


(locução latina que significa "a sorte está lançada")
locução

Palavras famosas atribuídas por Suetónio a Júlio César, quando se preparava para atravessar o Rubicão; esta frase emprega-se quando se toma uma decisão enérgica e grave, geralmente irreversível, depois de se ter hesitado muito.


Fonte: Suetónio, César, 32.
pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "alea jacta est" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

.C. , presumivelmente em 10 de janeiro do calendário romano , em perseguição a Pompeu , violou a lei e tornou inevitável o conflito armado. Segundo Suetónio , César teria então proferido a famosa frase Alea jacta est ("A sorte está lançada" ou "Os dados estão lançados"). O mesmo autor também descreve como César parecia…

Em Geopedrados

não funcionam num outro mundo. Alea jacta est .

Em Balanced Scorecard

. Não são uns minutos de espera e incompreensão que poderão fazer mossa no que tive a sorte de aprender de pequeno e que, depois de muitos euros gastos sim ao longo da vida, me ajudou a capitalizar o, ainda que pouco, conhecimento que vou tendo do mundo que me rodeia. Alea jacta est .

Em PEREMPTÓRIO

, soltando o grito mais famoso de desafio e provocação da história militar, “ alea jacta est ” (as sortes estão lançadas), atravessar o rio Rubicão e avançar, sem medo, sobre Roma e carregar sobre os que contra ele conspiravam. E tão vibrante e resoluta foi a sua marcha que Pompeu e seus apoiantes fugiram

Em O INDEFECTÍVEL

. Bem hajas. Um abraço fraterno” (fim de citação). “ Alea jacta est ”, a discussão está aberta! Leitores venham daí as vossa opiniões em clima democrático que não deve permitir batotas e jogos por debaixo da mesa que o cavalheirismo docente não deve permitir. Exige mesmo que não seja permitido em ambiente

Em De Rerum Natura
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


A minha questão é sobre a palavra transgénico, relativamente à alteração genética de vegetais e plantas. Como se diz correctamente?
A dúvida parece recair sobre a pronúncia do -s- na primeira sílaba da palavra transgénico. Se as sílabas fossem lidas pausadamente, a sua transcrição corresponderia a trans [trãZ] - ['] - ni [ni] - co [ku], o que originaria uma repetição do som [Z] (este símbolo representa o som da letra j em já ou judo, mas é também o som correspondente à letra s quando esta precede uma consoante sonora, como o som [Z]): [trãZ'ZÈniku]. No entanto, como o nosso sistema articulatório tem dificuldade em pronunciar duas consoantes idênticas seguidas, elas são fundidas num só som: [trã'ZÈniku].




Sou Policial Militar, e aqui no Espírito Santo somos denominados Militares Estaduais. Gostaria de saber como é a abreviação de Militares Estaduais.
Os dicionários de língua portuguesa por nós consultados não registam nenhuma abreviatura consagrada para militar estadual, nem sequer para militar.
No entanto, se, num texto relativamente longo, usar muitas vezes a expressão militar estadual, pode optar por indicá-la através da junção da primeira letra de cada palavra em maiúsculas, utilizando uma fórmula como a que é apresentada entre parêntesis:
O militar estadual (de agora em diante ME, abreviadamente) pode ser convocado. Após a sua convocação, o ME deve apresentar-se ao seu superior.
Desta forma, sempre que no seu texto surgir ME, o leitor saberá que designa militar estadual. Note-se que não se trata de uma abreviatura consagrada (ao contrário do que sucede, por exemplo, com Sr. = senhor); trata-se apenas de um expediente para evitar repetições fastidiosas.

pub

Palavra do dia

qui·cha·ça qui·cha·ça


(alteração de cachaça)
nome feminino

[Brasil, Informal]   [Brasil, Informal]  Acto ou estado de quem repete ou mantém uma afirmação, uma acção ou um comportamento, sem desistir ou aceitar recusa. = CASMURRICE, OBSTINAÇÃO, TEIMA, TEIMOSIA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/alea%20jacta%20est [consultado em 20-05-2022]