Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

aglomeradamente

aglomeradamenteaglomeradamente | adv.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

a·glo·me·ra·da·men·te a·glo·me·ra·da·men·te


(aglomerado + -mente)
advérbio

De modo aglomerado.

pub

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Dúvidas linguísticas


Por gentileza, qual o antônimo de cordial?
De acordo com o Dicionário Houaiss de Sinónimos e Antónimos, os antónimos do adjectivo cordial podem ser frio, indiferente, seco (ex.: teve uma atitude cordialteve uma atitude indiferente); desrespeitoso (ex.: as relações entre eles são cordiaisas relações entre eles são desrespeitosas); antipático, descortês, deseducado e grosseiro (ex.: os empregados daquela loja são cordiaisos empregados daquela loja são antipáticos). Os antónimos de cordial não se esgotam nesta lista, mas são estes os mais comuns para os diferentes sentidos deste adjectivo.



Qual a forma correcta: tornaremo-nos ou tornar-nos-emos?
Quando utiliza um pronome clítico (ex.: o, me, nos) com um verbo no futuro do indicativo (ex.: tornaremos), deverá sempre fazer a mesóclise, isto é, a colocação do pronome entre o radical do verbo (ex.: tornar) e a terminação que indica o tempo verbal e a pessoa gramatical (ex.: -emos). A forma correcta será, então, tornar-nos-emos e não *tornaremo-nos (o asterisco indica agramaticalidade).

A única excepção para a mesóclise será um padrão em que o pronome seja atraído para antes do verbo (ex.: não nos tornaremos; disse que nos tornaremos), mas a forma *tornaremo-nos é sempre considerada incorrecta.

Este padrão de colocação dos pronomes aplica-se às formas verbais no futuro do indicativo e também às formas do condicional ou futuro do pretérito (ex.: tornar-nos-íamos).

pub

Palavra do dia

pa·ra·de·ar pa·ra·de·ar


(parada + -ear)
verbo transitivo

1. Dispor em parada.

verbo intransitivo

2. [Brasil: Rio Grande do Sul]   [Brasil: Rio Grande do Sul]  Alardear valentias falsas ou exageradas; mostrar-se fanfarrão ou presunçoso. = FANFARREAR, FANFARRONAR, POMADEAR

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/aglomeradamente [consultado em 26-11-2022]