PT
BR
Pesquisar
Definições



advogue-me

A forma advogue-mepode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de advogaradvogar], [terceira pessoa singular do imperativo de advogaradvogar] ou [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de advogaradvogar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
advogaradvogar
( ad·vo·gar

ad·vo·gar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo intransitivo

1. Exercer a advocacia.


verbo transitivo

2. Perorar em favor de.

etimologiaOrigem etimológica: latim advoco, -are, chamar, convocar, tomar como defensor, invocar, recorrer a.
iconeConfrontar: advocar.
advogue-me advogue-me

Auxiliares de tradução

Traduzir "advogue-me" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas


Tenho uma dúvida com uma forma verbal: mante-lo-à (inserido numa frase do tipo este jogo mante-lo-à entretido durante séculos). É apenas com um acento no A e é um acento grave, certo? Agradecia imenso se me enviassem a forma correcta de escrever esta forma verbal e já agora, que regra é que se aplica na formulação e conjugação destes tempos verbais menos usuais.


Tenho duas questões a colocar-vos, ambas directamente relacionadas com um programa televisivo sobre língua portuguesa que me impressionou bastante pela superficialidade e facilidade na análise dos problemas da língua. Gostaria de saber então a vossa avisada opinião sobre os seguintes tópicos: 1) no plural da palavra "líder" tem de haver obrigatoriamente a manutenção da qualidade da vogal E? 2) poderá considerar-se que a expressão "prédio em fase de acabamento" é um brasileirismo?