Significado de adulava-se-lhas

    A forma adulava-se-lhaspode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de adularadular] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de adularadular].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    adularadular
    ( a·du·lar

    a·du·lar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    Lisonjear servilmente.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "adulava-se-lhas" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    adulativo | adj.

    Que serve para adular ou que envolve adulação....


    lambeação | n. f.

    Adulação; bajulação; engrossamento....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "adulava-se-lhas" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Na frase que se segue, como devem ser conjugados os verbos jogar e vibrar? Fiquei observando Vítor, Rose e Flávia jogar e vibrar com o jogo. E nesta outra frase, o verbo tivera foi empregado de maneira correta? Ana melhorou, mas tivera que ficar internada em repouso pois estava doente.


      Apesar de ter lido as várias respostas sobre o assunto, ainda me restam duas dúvidas quanto ao hífen: carbo-hidrato ou carboidrato? Uma vez que contra-ataque tem hífen, o correto é escrever contra-indicação em vez de contraindicação?