Significado de adengar-vo-la

    A forma adengar-vo-lapode ser [infinitivo de adengaradengar], [primeira pessoa singular do futuro do conjuntivo de adengaradengar], [primeira pessoa singular infinitivo flexionado de adengaradengar], [terceira pessoa singular do futuro do conjuntivo de adengaradengar] ou [terceira pessoa singular infinitivo flexionado de adengaradengar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    adengaradengar
    ( a·den·gar

    a·den·gar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    Tornar dengue, faceiro, mimoso.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    adengar | v. tr.

    Tornar dengue, faceiro, mimoso....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "adengar-vo-la" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Tenho uma dúvida na utilização dos pronomes "lhe" ou "o". Por exemplo, nesta frase, qual é a forma correta: "para Carlos não lhe perturbava a existência, ou mesmo a necessidade dos movimentos da vanguarda" ou " para Carlos não o perturbava a existência, ou mesmo a necessidade dos movimentos da vanguarda"?


      Tenho uma dúvida sobre o uso do acento grave (chamamos de crase aqui no Brasil). Um amigo me disse que pode-se escrever à favor, alegando que é opcional o uso da crase em locuções adverbiais. Ele está correto?