Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
acrónimoacrônimo | s. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

a·cró·ni·mo a·crô·ni·mo
(acro- + -ónimo)
nome masculino

[Linguística]   [Lingüística]   [Linguística]  Palavra formada com as letras ou sílabas iniciais de uma sequência de palavras, pronunciada sem soletração das letras que a compõem (ex.: OVNI por objecto voador não identificado, PALOP por país africano de língua oficial portuguesa, etc.).

Confrontar: sigla.

Ver também dúvida linguística: plural de siglas, acrónimos, abreviaturas e símbolos.

• Grafia no Brasil: acrônimo.

• Grafia no Brasil: acrônimo.

• Grafia em Portugal: acrónimo.

• Grafia em Portugal: acrónimo.
pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "acrónimo" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


Quando atendemos um telefone é correto falar "pois não"?
A locução adverbial interrogativa pois não usa-se para saber o que alguém pretende ou para mostrar disponibilidade para ouvir uma solicitação, pelo que pode ser utilizada como fórmula de atendimento de uma chamada telefónica.



A forma dêmos pode acentuar-se também quando se trata do que seria a primeira pessoal do plural do imperativo? Se pergunto, é porque esta pessoa nada mais é que a mesma primeira pessoa do plural do conjuntivo ou subjuntivo.
Como poderá verificar no Conjugador do FLiP On-Line (na versão em português europeu, uma vez que no português do Brasil não se encontra habitualmente esta acentuação gráfica), as formas do verbo dar na primeira pessoa do plural do presente do conjuntivo (subjuntivo, no português do Brasil) e na primeira pessoal do plural do imperativo afirmativo têm acento circunflexo (dêmos).

Com a aplicação do Acordo Ortográfico de 1990 [cf. alínea b) do ponto 6º da Base IX], este acento gráfico passou a ser opcional no português europeu nestas duas formas.

pub

Palavra do dia

hi·dro·lí·pi·do hi·dro·lí·pi·do
(hidro- + lípido)
nome masculino

[Fisiologia]   [Fisiologia]  Mistura de água e gordura, segregadas pelas glândulas sudoríparas e sebáceas, que normalmente cobre a pele (ex.: produção do hidrolípido). = HIDROLIPÍDEO

pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/acr%C3%B3nimo [consultado em 03-06-2020]