Significado de acirrava-se-lho

    A forma acirrava-se-lhopode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de acirraracirrar] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de acirraracirrar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    acirraracirrar
    ( a·cir·rar

    a·cir·rar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo e pronominal

    1. Causar ou sentir irritação. = IRRITAR

    verbo transitivo

    2. Provocar ou estimular a agressividade de. = INCITAR, INSTIGAR

    = SinónimoSinônimo geral: AÇULAR

    etimologiaOrigem:etimologia duvidosa.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    chiscar | v. intr.

    Questionar (entre rapazes)....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "acirrava-se-lho" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Minha dúvida de hoje se refere ao uso dos advérbios com terminação -mente. Exemplos: diretamente, comercialmente, industrialmente... São palavras não dicionarizadas, porém citadas no próprio dicionário na definição de outras palavras. Já a palavra conseqüentemente, muito usada na linguagem coloquial, também não é dicionarizada, mas imagino ser um erro ortográfico. Verdade? Gostaria de ter uma explicação a respeito da formação/construção desses advérbios (terminados em -mente). Creio estar no radical a chave do problema. No entanto, gostaria de ter mais segurança ao escrevê-los. Como saber se é um erro ou não, se nem todos os advérbios falados no dia-a-dia estão dicionarizados?


      O verbo é extorquir. Encontrei no código de ética médica brasileiro o adjetivo extorsivos. Vim ao Priberam (que adoro) para conferir a ortografia e nem extorcivo nem extorsivo estão na base de dados. Qual é o correto? E como pronunciamos?