Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

acarinhado

acarinhadoacarinhado | adj.
masc. sing. part. pass. de acarinharacarinhar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

acarinhado acarinhado


adjectivo
adjetivo

(A definição desta palavra irá estar disponível brevemente. Envie comentários ou sugestões para dicionario@priberam.pt)

a·ca·ri·nhar a·ca·ri·nhar

- ConjugarConjugar

(a- + carinho + -ar)
verbo transitivo

1. Tratar com carinho. = ACARICIAR, AFAGAR

2. Passar a mão em, de forma afectuosa. = ACARICIAR

3. Dar apoio a. = APOIAR, INCENTIVAR

4. Ter prazer em pensar em. = ACALENTAR

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "acarinhado" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Sendo Rui Costa um símbolo do clube, acarinhado pelos adeptos, apresenta-se como o rosto perfeito de uma lista que garanta a

Em Fora-de-jogo

acarinhado por muitos apoiantes do Benfica que entendem que o médio teve uma despedida pela...

Em Fora-de-jogo

homenagem à forma maravilhosa como me senti acarinhado nesta terra que foi palco de um amor bonito e que me trouxe tantas...

Em VISEU, terra de Viriato.

...Monstro - A versão deste original dos Radio Macau além de ser um projeto acarinhado pela banda

Em Portugal Rebelde

Relembrar que o amei como se fosse gente, me senti menino acarinhado e feliz no seu regaço..

Em TEMPO CONTADO
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Com o novo acordo ortográfico, como fica o verbo "prover" na terceira pessoa do plural no presente do indicativo? "proveem" (assim como ver -> veem) ou "provêem"?
Segundo o ponto 7.º da base IX do Acordo Ortográfico de 1990, as formas verbais terminadas em -êem deixam de ser acentuadas. É o caso da terceira pessoa do plural do presente do indicativo do verbo ver, que perde o acento circunflexo (vêem -> veem), dos verbos que se conjugam pelo mesmo paradigma (como antever, circunver, desprover, entrever, prever, prover, rever) e também dos verbos crer, ler e seus derivados (crêem -> creem, treslêem -> tresleem). Esta alteração aplica-se também à terceira pessoa do plural do presente do conjuntivo do verbo dar (dêem -> deem) e aos seus derivados (como antedar, desdar, redar, satisdar).

O conjugador online do FLiP pode ser uma ajuda a considerar nestes casos de dúvida. Funciona para português europeu e para português do Brasil, em ambos os casos com e sem o novo Acordo Ortográfico.




A minha dúvida prende-se com a palavra rubrica. Julgo que é utilizada para designar um tipo de assinatura, mas também como sinónimo de assunto. A entoação da palavra é diferente nos dois casos, mas a ortografia é igual?
Deverá pronunciar sempre /rubríca/ e não /rúbrica/.

Como poderá verificar ao consultar o verbete rubrica no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, esta palavra tem vários sentidos ou acepções, alguns dos quais correspondem aos apontados na sua questão.

No que diz respeito à sua pronúncia, esta palavra só pode ser pronunciada correctamente como palavra grave, com acento de intensidade na penúltima sílaba: ru['bri]ca (a plica que surge na transcrição entre parênteses rectos corresponde ao acento de intensidade na sílaba -bri-), independentemente do sentido em que é utilizada. Esta acentuação deriva do étimo latino desta palavra, cuja penúltima sílaba era pronunciada como longa.

A pronúncia desta palavra como palavra esdrúxula, isto é, *['ru]brica, com acento de intensidade na antepenúltima sílaba, é incorrecta (como indica o asterisco), apesar de muito difundida, e só poderia ser aceite caso a ortografia desta palavra fosse *rúbrica (forma não atestada em nenhuma obra de referência).

Esta é uma questão de adequação ortografia/pronúncia segundo as regras ortográficas do português e o Acordo Ortográfico de 1990 não alterou nada neste âmbito.

pub

Palavra do dia

ven·tres·ca |ê|ven·tres·ca |ê|


(latim *ventriscula, diminutivo de venter, -tris, ventre)
nome feminino

Posta de peixe imediata à cabeça e que corresponde a parte do ventre do animal (ex.: ventresca de atum). = VENTRECHA, VENTRISCA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/acarinhado [consultado em 25-10-2021]