PT
BR
Pesquisar
Definições



aboletaríeis

A forma aboletaríeisé [segunda pessoa plural do condicional de aboletaraboletar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
aboletaraboletar
( a·bo·le·tar

a·bo·le·tar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. [Militar] [Militar] Alojar por meio de boleto; aquartelar soldados em casas particulares.


verbo transitivo e pronominal

2. Dar ou obter alojamento em algum lugar. = ACOMODAR, ALOJAR, INSTALAR

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: BOLETAR

etimologiaOrigem etimológica:a- + boleto + -ar.

Auxiliares de tradução

Traduzir "aboletaríeis" para: Espanhol Francês Inglês

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Utilizo com frequência o corrector linguístico, constituindo este uma importante ferramenta de trabalho. Constatei que, ao contrário do que considerava, a palavra pátio tem esta ortografia, e não páteo. Gostaria que me informassem se existiu algum acordo ortográfico recente ou se, pelo contrário, a ortografia actual sempre foi a correcta.
Já no texto da base IX do Acordo Ortográfico de 1945 (e na base V do Acordo Ortográfico de 1990), é referida a forma pátio, pelo que esta é a única forma considerada correcta.

É no entanto algo frequente a utilização da forma páteo, nomeadamente em estabelecimentos comerciais; esta forma pode ser considerada uma grafia mais antiga, de uma altura em que as convenções ortográficas ainda não tinham estabilizado a grafia do português.




3ª ou 3.ª? Pergunto isto porque me lembro de uma vez ter lido que 23o significa 23 graus e 23.º vigésimo terceiro.
Nenhuma das opções pode ser considerada errada, uma vez que não há nada no Acordo Ortográfico (nem de 1945, nem de 1990) que se pronuncie sobre este facto. O texto legal do Acordo Ortográfico usa sistematicamente os numerais ordinais com ponto antes da letra que indica o género do numeral, o que pode tornar preferencial a opção 3.ª, em detrimento de , mas não torna esta segunda opção errada. É um facto que 23º será ambíguo (vinte e três graus/vigésimo terceiro) e que 23.º o desambigua, mas há mais ambiguidades na língua e não é uma ambiguidade que torna um enunciado errado.