PT
BR
Pesquisar
Definições



abençoaste

A forma abençoasteé [segunda pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de abençoarabençoar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
abençoarabençoar
( a·ben·ço·ar

a·ben·ço·ar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Lançar bênção a.

2. [Figurado] [Figurado] Tornar feliz, bem-fadar; louvar, glorificar.

etimologiaOrigem etimológica:a- + bênção, na forma benço- + -ar.
abençoasteabençoaste

Auxiliares de tradução

Traduzir "abençoaste" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Gostaria que me esclarecessem acerca da leitura da palavra austero. Na 2ª sílaba dever-se-á ler como uma vogal aberta ou fechada? Ainda que a palavra em questão não contenha qualquer acento, qual a forma de leitura: áustero ou austéro?
O adjectivo austero é uma palavra grave, isto é, tem o acento de intensidade na penúltima sílaba (austero) e a pronúncia da vogal desta sílaba deverá ser e aberto (idêntico ao e da palavra ). Se esta palavra fosse esdrúxula, isto é, acentuada na antepenúltima sílaba, teria de apresentar acento gráfico (*áustero; o asterisco indica incorrecção ortográfica), como todas as palavras esdrúxulas do português (ex.: antídoto, cálice, cómico, técnico, telúrico).



Quando digito "qüinqüênio" aparece como palavra não encontrada,corrigindo para "quinquénio".Como ela aparece no Aurélio e no Michaelis,pergunto a razão deste desencontro.
Os tremas não são utilizados na norma ortográfica do português de Portugal, daí que quinquénio tenha entrada no Dicionário de Língua Portuguesa On-Line, ao contrário de qüinqüênio, cuja ortografia segue a norma brasileira. A diferença do sinal diacrítico (-énio / -ênio) explica-se pelo facto de em Portugal o e desse sufixo ser aberto, como o e de médico, e no Brasil ser fechado, como o e de pêra.