PT
BR
    Definições



    Porque

    Será que queria dizer porquê?

    A forma Porquepode ser[advérbio interrogativo], [conjunção] ou [preposição].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    porqueporque
    ( por·que

    por·que

    )


    conjunção

    1. Por motivo de; em razão de (ex.: estavam cansados porque caminharam muito; ele já deve ter saído, porque ouvi o motor de um carro).


    advérbio interrogativo

    2. [Portugal] [Portugal] Usa-se para questionar a causa de algo (ex.: porque fizeste isso? perguntei porque tinhas feito aquilo).

    etimologiaOrigem: por + que.
    Significado de porqueSignificado de porque

    Secção de palavras relacionadas

    iconeNota: No português do Brasil, como advérbio interrogativo, é usada a locução "por que".
    Confrontar: porquê.
    ícone do dicionárioVer também resposta à dúvida: porque / por que, porquê / por quê.
    porpor


    preposição

    1. Designativa de várias relações: modo (ex.: por força), causa (ex.: por doença), meio (ex.: por terra ou por água), tempo (ex.: por um ano), etc.


    por que

    Introduz frases relativas com verbos regidos pela preposição por seguida do pronome relativo que (ex.: o caminho por que seguiram era íngreme).

    [Brasil] [Brasil] Usa-se para questionar a causa de algo (ex.: por que você fez isso? perguntei por que você tinha feito aquilo). [Nota: no português de Portugal, escreve-se aglutinadamente: "porque".]

    por quê

    [Brasil] [Brasil] Por que razão (ex.: você ficou furioso por quê? você ficou zangado, mas não percebo por quê). [Nota: no português de Portugal, escreve-se aglutinadamente: "porquê".]

    Significado de porSignificado de por

    Secção de palavras relacionadas

    iconeConfrontar: pôr.
    ícone do dicionárioVer também resposta à dúvida: porque / por que, porquê / por quê.

    Esta palavra no dicionário



    Dúvidas linguísticas


    Se me permitem, vou transcrever-vos duas frases que me surgiram e alterei, por senti-las erradas. Agradeço antecipadamente a vossa ajuda. Frase 1: A estabilidade e a sincronização facultam-nos o grau de previsibilidade que precisamos para funcionarmos como indivíduos em grupos sociais e especialmente na economia. Para além de ter corrigido o que precisamos - parece-me que deve ser de que precisamos, lá vem a grande questão. Transformei o funcionarmos em funcionar. De que precisamos para funcionar. Puro instinto, e espero que acertado. Há uma regra geral? Frase 2: E das velhinhas enregeladas, nas escadarias dos edifícios públicos, a tentar vender uma esferográfica ou uma pega de cozinha – os seus únicos pertences. Aqui foi o contrário. Achei que o correcto seria a tentarem vender.


    Gostaria de saber se se diz pronto ou prontos numa frase como pronto(s), fica assim combinado. Já agora, o porquê, a explicação.