PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

siberiana

Ave passeriforme (Saxicola stejnegeri) da família dos muscicapídeos....


Ave passeriforme (Perisoreus infaustus) da família dos corvídeos....


Ave passeriforme (Leucosticte arctoa) da família dos fringilídeos....


Ave galiforme (Falcipennis falcipennis) da família dos fasianídeos....


Ave passeriforme (Geokichla sibirica) da família dos turdídeos....


Ave passeriforme (Delichon lagopodum) da família dos hirundinídeos....


Ave passeriforme (Helopsaltes certhiola) da família dos locustelídeos....


Ave caradriiforme (Larus vegae) da família dos larídeos....


Ave caradriiforme (Gallinago stenura) da família dos escolopacídeos....


Ave passeriforme (Muscicapa sibirica) da família dos muscicapídeos....




Dúvidas linguísticas



Sou de Recife e recentemente tive uma dúvida muito forte ao pensar sobre uma palavra: xexeiro, checheiro ou seixeiro (não sei na verdade como se escreve e se tem, realmente, uma forma correta). Essa palavra é usada para dizer quando uma pessoa é "caloteiro", mau pagador. Em Recife é comum ouvir isso das pessoas: fulano é um "xexeiro". Gostaria de saber de onde surgiu esse termo. Fiquei pensando o seguinte: seixo é uma pedra dura e lisa e quando uma pessoa está com pouco dinheiro dizem que ela está "lisa" ou "dura". Então na verdade o certo seria seixeiro. Essa é a minha dúvida.
A forma correcta é seixeiro, que, segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, deriva mesmo de seixo, “calote”, acepção que o referido dicionário também regista como regionalismo nordestino.



Com o novo acordo ortográfico, como fica o verbo "prover" na terceira pessoa do plural no presente do indicativo? "proveem" (assim como ver -> veem) ou "provêem"?
Segundo o ponto 7.º da base IX do Acordo Ortográfico de 1990, as formas verbais terminadas em -êem deixam de ser acentuadas. É o caso da terceira pessoa do plural do presente do indicativo do verbo ver, que perde o acento circunflexo (vêem -> veem), dos verbos que se conjugam pelo mesmo paradigma (como antever, circunver, desprover, entrever, prever, prover, rever) e também dos verbos crer, ler e seus derivados (crêem -> creem, treslêem -> tresleem). Esta alteração aplica-se também à terceira pessoa do plural do presente do conjuntivo do verbo dar (dêem -> deem) e aos seus derivados (como antedar, desdar, redar, satisdar).

O conjugador online do FLiP pode ser uma ajuda a considerar nestes casos de dúvida. Funciona para português europeu e para português do Brasil, em ambos os casos com e sem o novo Acordo Ortográfico.


Ver todas