PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

fruteira

pereira | n. f.

Género de árvores fruteiras da família das rosáceas cujo fruto, ou pêra, é uma drupa com endocarpo fino....


fruticeto | n. m.

Horto plantado de fruteiras....


fruteira | n. f.

Árvore que dá frutos (ex.: polinização das fruteiras ocorre sobretudo através do vento ou dos insectos)....


fruteiro | n. m. | adj.

Homem que vende fruta....


Planta arbustiva (Duranta erecta) da família das verbenáceas, de flores de cor violeta e cujos frutos são bagas amarelas pequenas....


Ave passeriforme (Pipreola arcuata) da família dos cotingídeos....


Ave passeriforme (Ampelioides tschudii) da família dos cotingídeos....


Ave passeriforme (Pipreola formosa) da família dos cotingídeos....


Ave passeriforme (Pipreola pulchra) da família dos cotingídeos....




Dúvidas linguísticas



Qual a forma correcta: perda de tempo ou perca de tempo?
As formas perda e perca são sinónimas, e encontram-se registadas como tal, por exemplo, no Vocabulário da Língua Portuguesa, de Rebelo Gonçalves (Coimbra Editora, 1966) e em dicionários como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Academia das Ciências/Verbo, 2001) ou o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Círculo de Leitores, 2002).

No entanto, a forma preferencial é perda, uma vez que a variante perca tem origem mais popular, devendo ser utilizada apenas em contextos mais informais.




Na frase Estás em casa?, ao respondermos Estou, sim, a vírgula deve aparecer na resposta ou não? Outro exemplo: Queres? e a resposta: Quero sim.
Segundo alguns gramáticos, como Celso Cunha e Lindley Cintra na Nova Gramática do Português Contemporâneo (14.ª ed., Lisboa, Edições João Sá da Costa, 1998, p. 646), a vírgula deve ser usada em frases curtas deste tipo, sendo uma forma de realçar a resposta afirmativa (já contida nas formas verbais estou e quero) à questão colocada. De facto, as frases são afirmativas quando não têm uma partícula de negação; o advérbio de afirmação sim não está, por isso, a modificar directamente o verbo, como estariam os advérbios destacados em frases como Não estou ou Quero urgentemente, sendo antes usado como forma de enfatizar ou intensificar toda a oração.

Ver todas