PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

delírio

complicado | adj.

Envolvido (como cúmplice ou participante) num delírio....


Relativo a ou em que há pandemónio ou confusão (ex.: delírio pandemoníaco)....


Que se caracteriza por um estado de grande excitação e pelo ritmo frenético (ex.: exaltação coribântica; delírio coribântico)....


ecmnésico | adj.

Relativo a ecmnésia (ex.: delírio ecmnésico)....


delírio | n. m.

Perturbação inconsciente das faculdades mentais originada por febre....


Delírio com agitação, proveniente em geral do alcoolismo....


furor | n. m.

Sintoma de certos delírios....


amenomania | n. f.

Delírio em que a imaginação divaga por coisas alegres....


hidrofobia | n. f.

Doença infecciosa, transmissível pela mordedura de animais contagiados, provocada por um vírus que ataca o sistema nervoso dos mamíferos, caracterizada por estados de agitação que podem levar ao delírio furioso e à paralisia....


hidromania | n. f.

Delírio em que o doente mostra tendência para se afogar....


Perturbação mental observada nos velhos e caracterizada pela angústia, alucinações, delírio, etc....


tifomania | n. f.

Delírio que acompanha o tifo....


calentura | n. f.

Acesso febril com delírio, de que enfermam às vezes os navegantes das regiões intertropicais....


desacordo | n. m.

Desmaio; delírio; perturbação....


lipemania | n. f.

Delírio ou melancolia acentuada por grande tristeza....


tresvario | n. m.

Delírio; arrebato; alucinação....


parafrenia | n. f.

Designação genérica para perturbações mentais como demência, paranóia ou delírio....



Dúvidas linguísticas



Tenho uma séria dúvida em relação à palavra logotipo. Gostaria de saber exactamente como se escreve, com acento ou sem acento: logotipo ou logótipo. No vosso dicionário aparece logótipo.
A forma esdrúxula ou proparoxítona (logótipo) é mais correcta, uma vez que o elemento de formação -tipo (do gr. týpos ‘marca, símbolo’) pressupõe a formação de palavras esdrúxulas e não graves (ex.: estereótipo, fotótipo). Apesar disso, a variante grave (logotipo) é bastante usual hoje em dia, pelo que já é registada em alguns dicionários de língua portuguesa actuais, sendo no entanto considerada menos correcta que a forma esdrúxula (logótipo).



Devo dizer em Porto Moniz ou no Porto Moniz (Porto Moniz é um município)?
Como poderá verificar na resposta topónimos com e sem artigos, esta questão não pode ter uma resposta peremptória, pois as poucas e vagas regras enunciadas por alguns prontuários têm muitos contra-exemplos.

No caso de Porto Moniz, este topónimo madeirense enquadra-se na regra que defende que não se usa geralmente o artigo com os nomes das cidades, localidades e ilhas, regra que tem, contudo, muitas excepções. Nesse caso, seria mais indicado em Porto Moniz.

Por outro lado, não pode ser ignorado o facto de os falantes madeirenses geralmente colocarem artigo neste caso (no Porto Moniz, mas também no Porto da Cruz ou no Porto Santo, outros dois casos em que o mesmo problema se coloca). Do ponto de vista lógico, e uma vez que a regras das gramáticas são vagas, este pode ser o melhor critério para decidir utilizar o artigo com este topónimo.

Pelos motivos acima apontados, pode afirmar-se que nenhuma das duas opções está incorrecta, uma (em Porto Moniz) seguindo as indicações vagas e pouco fundamentadas de algumas gramáticas, outra (no Porto Moniz) podendo ser justificada pelo facto de os habitantes da própria localidade utilizarem o artigo antes do topónimo e também pelo facto de a palavra Porto ter origem num nome comum a que se junta uma outra denominação (no caso, o antropónimo Moniz que, segundo José Pedro Machado, no Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa, corresponde a “um dos mais antigos povoadores da ilha”).


Ver todas