PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

bangas

banga | n. f. | interj.

Casa rústica ou mal construída....


banga | n. f.

Sentimento de valorização infundada ou exagerada de si próprio, da sua aparência ou dos seus bens (ex.: a experiência tirou-nos a banga e deu-nos mais humildade)....


banga | n. f.

Estabelecimento comercial modesto que serve bebidas e refeições ligeiras....


bangão | adj. n. m.

Que ou quem tem grande cuidado com a aparência ou mostra excessiva confiança em si mesmo....


bangoso | adj. n. m.

Que ou quem tem grande cuidado com a aparência ou mostra excessiva confiança em si mesmo....



Dúvidas linguísticas



Como se diz: existe diferenças significativas ou existem diferenças significativas entre duas populações?
O verbo existir é intransitivo e deve concordar com o sujeito, que, na frase em apreço, corresponde a um plural (diferenças significativas). Por este motivo, a frase correcta será existem diferenças significativas.

Esta hesitação em efectuar a concordância do verbo existir com o seu sujeito deriva provavelmente do facto de este verbo ser sinónimo, em algumas acepções, do verbo haver, que, neste sentido, é impessoal, isto é, não tem sujeito e deve sempre ser conjugado na terceira pessoa do singular (ex.: há diferenças significativas).




Agradeço o favor de me explicarem qual a origem do termo "reguila".
O termo reguila, usado como adjectivo (ex: nunca vi menina tão reguila) ou como substantivo (ex.: a turma dos reguilas portou-se muito bem na viagem de estudo), designa um indivíduo de temperamento irrequieto, traquinas ou difícil, aplicando-se especialmente a crianças. A origem do termo não é clara, podendo tratar-se de uma forma variante de reguinga, a qual, por sua vez, pode ser uma derivação regressiva de reguingar, termo também de origem obscura.

Ver todas