PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

anambé

anambé | n. m.

Designação dada a vários pássaros tropicais de plumagem colorida que se alimentam de frutos, em geral da família dos cotingídeos....


anambé-azul | n. m.

Pássaro tropical de plumagem azul brilhante, que se alimenta de frutos....


Ave passeriforme (Cephalopterus penduliger) da família dos cotingídeos....


Ave passeriforme (Haematoderus militaris) da família dos cotingídeos....


Ave passeriforme (Gymnoderus foetidus) da família dos cotingídeos....


Ave passeriforme (Cephalopterus ornatus) da família dos cotingídeos....


anambé-roxo | n. m.

Ave passeriforme (Xipholena punicea) da família dos cotingídeos....


Ave passeriforme (Cotinga maynana) da família dos cotingídeos....


anambé-una | n. m.

Ave passeriforme (Querula purpurata) da família dos cotingídeos....


Ave passeriforme (Pipreola arcuata) da família dos cotingídeos....


Ave passeriforme (Pipreola intermedia) da família dos cotingídeos....


Ave passeriforme (Pipreola pulchra) da família dos cotingídeos....


Ave passeriforme (Ampelioides tschudii) da família dos cotingídeos....


Ave passeriforme (Iodopleura fusca) da família dos titirídeos....


Ave passeriforme (Pipreola riefferii) da família dos cotingídeos....


Ave passeriforme (Pipreola formosa) da família dos cotingídeos....


Ave passeriforme (Xipholena atropurpurea) da família dos cotingídeos....




Dúvidas linguísticas



É correta a frase há alguns anos atrás? Ou se deve dizer apenas há alguns anos ou alguns anos atrás?
A expressão há alguns anos atrás e outras de estrutura semelhante (ex.: há dois minutos atrás, há três dias atrás), apesar de muito divulgada e de ser considerada aceitável por muitos falantes, é desaconselhada por conter em si uma redundância desnecessária: o verbo haver indica tempo decorrido (ex.: há dois anos que não a vejo; o filme acabou há uns minutos) e o advérbio atrás serve também para indicar tempo passado (ex.: semanas atrás tinha havido o mesmo problema, um minuto atrás disse o contrário). Por este motivo, será aconselhável substituir a expressão há alguns anos atrás por há alguns anos ou por alguns anos atrás.



Desde sempre usei a expressão quando muito para exprimir uma dúvida razoável ou uma cedência como em: Quando muito, espero por ti até às 4 e 15. De há uns tempos para cá, tenho ouvido E LIDO quanto muito usado para exprimir o mesmo. Qual deles está certo?
No que diz respeito ao registo lexicográfico de quando muito ou de quanto muito, dos dicionários de língua que habitualmente registam locuções, todos eles registam apenas quando muito, com o significado de “no máximo” ou “se tanto”, nomeadamente o Grande Dicionário da Língua Portuguesa (coordenado por José Pedro Machado, Lisboa: Amigos do Livro Editores, 1981), o Dicionário Houaiss (Lisboa: Círculo de Leitores, 2002) e o Dicionário Aurélio (Curitiba: Positivo, 2004). A única excepção é o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências (Lisboa: Verbo, 2001), que regista como equivalentes as locuções adverbiais quando muito e quanto muito. Do ponto de vista lógico e semântico, e atendendo às definições e distribuições de quando e quanto, a locução quando muito é a que parece mais justificável, pois uma frase como quando muito, espero por ti até às 4 e 15 seria parafraseável por espero por ti até às 4 e 15, quando isso já for muito ou demasiado. Do ponto de vista estatístico, as pesquisas em corpora e em motores de busca evidenciam que, apesar de a locução quanto muito ser bastante usada, a sua frequência é muito inferior à da locução quando muito. Pelos motivos acima referidos, será aconselhável utilizar quando muito em detrimento de quanto muito.

Ver todas