PT
BR
Pesquisar
Definições



Franja

A forma Franjapode ser [segunda pessoa singular do imperativo de franjarfranjar], [terceira pessoa singular do presente do indicativo de franjarfranjar], [nome feminino plural] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
franjafranja
( fran·ja

fran·ja

)


nome feminino

1. Obra de passamanaria constituída por fios, torcidos ou não, para guarnecer peças de vestuário, estofos, etc.

2. [Figurado] [Figurado] Objecto recortado e pendente como uma franja.

3. Parte do cabelo, geralmente liso e curto, que cobre a testa, total ou parcialmente, em toda a largura. = MARRAFA

4. [Botânica] [Botânica] Membrana dentada e elástica de alguns musgos.

5. [Gíria] [Gíria] Mentira.

franjas


nome feminino plural

6. Arrebiques de linguagem. = FLOREADOS

7. Os aderentes de um partido político.


em franja

Em farrapos.

franjarfranjar
( fran·jar

fran·jar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Ornar com franja.

2. Desfiar para lhes fazer a franja (ex.: franjar o tecido).

3. Rendilhar.

4. [Figurado] [Figurado] Adornar com excesso.

5. Tornar garrido.

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: FRANJEAR

etimologiaOrigem etimológica:franja + -ar.

Auxiliares de tradução

Traduzir "Franja" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Utilizo com frequência o corrector linguístico, constituindo este uma importante ferramenta de trabalho. Constatei que, ao contrário do que considerava, a palavra pátio tem esta ortografia, e não páteo. Gostaria que me informassem se existiu algum acordo ortográfico recente ou se, pelo contrário, a ortografia actual sempre foi a correcta.
Já no texto da base IX do Acordo Ortográfico de 1945 (e na base V do Acordo Ortográfico de 1990), é referida a forma pátio, pelo que esta é a única forma considerada correcta.

É no entanto algo frequente a utilização da forma páteo, nomeadamente em estabelecimentos comerciais; esta forma pode ser considerada uma grafia mais antiga, de uma altura em que as convenções ortográficas ainda não tinham estabilizado a grafia do português.




O nome das disciplinas escreve-se com maiúsculas?
Apesar de usualmente as disciplinas ou áreas de estudo surgirem grafadas em maiúscula, existe grande flexibilidade na maiusculização em casos como este.

O Acordo Ortográfico de 1945, válido para a norma europeia do português, apenas previa, na sua Base XLIII, a colocação de maiúsculas “nos nomes de ciências, ramos científicos e artes, quando designam disciplinas escolares ou quadros de estudo pedagogicamente organizados: aluno de Medicina; licenciou-se em Direito [...]”.

O Formulário Ortográfico de 1943, válido para a norma brasileira do português, previa, no ponto 6.º da sua Base XVI, o uso de inicial maiúscula "nos nomes que designam artes, ciências ou disciplinas, bem como nos que sintetizam, em sentido elevado, as manifestações do engenho do saber".

O Acordo Ortográfico de 1990, válido para todas as variedades do português, estabelece a opcionalidade de letra minúscula ou maiúscula nestes casos. Com efeito, a alínea g) do ponto 1.º da Base XIX do Acordo de 1990 prevê letra inicial minúscula para "nomes que designam domínios do saber, cursos e disciplinas (opcionalmente, também com maiúscula)".