Significado de estorço-vo-la

    A forma estorço-vo-laé [primeira pessoa singular do presente do indicativo de estorcerestorcer].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    estorcerestorcer
    |ê| |ê|
    ( es·tor·cer

    es·tor·cer

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Torcer muito ou com força. = CONTORCER

    verbo pronominal

    2. Dobrar-se sobre si. = CONTORCER-SE

    verbo intransitivo

    3. Tomar direção diferente; mudar de rumo.

    etimologiaOrigem:es- + torcer.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    estorço | n. m.

    Posição contrafeita ou forçada....


    estorcimento | n. m.

    Ato ou efeito de estorcer ou estorcer-se; contorção....


    vasquejar | v. intr. | v. tr. e intr.

    Ter vascas ou convulsões....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "estorço-vo-la" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Minha dúvida de hoje se refere ao uso dos advérbios com terminação -mente. Exemplos: diretamente, comercialmente, industrialmente... São palavras não dicionarizadas, porém citadas no próprio dicionário na definição de outras palavras. Já a palavra conseqüentemente, muito usada na linguagem coloquial, também não é dicionarizada, mas imagino ser um erro ortográfico. Verdade? Gostaria de ter uma explicação a respeito da formação/construção desses advérbios (terminados em -mente). Creio estar no radical a chave do problema. No entanto, gostaria de ter mais segurança ao escrevê-los. Como saber se é um erro ou não, se nem todos os advérbios falados no dia-a-dia estão dicionarizados?


      Se me permitem, vou transcrever-vos duas frases que me surgiram e alterei, por senti-las erradas. Agradeço antecipadamente a vossa ajuda.

      Frase 1: A estabilidade e a sincronização facultam-nos o grau de previsibilidade que precisamos para funcionarmos como indivíduos em grupos sociais e especialmente na economia.
      Para além de ter corrigido o que precisamos - parece-me que deve ser de que precisamos, lá vem a grande questão. Transformei o funcionarmos em funcionar. De que precisamos para funcionar. Puro instinto, e espero que acertado. Há uma regra geral?

      Frase 2: E das velhinhas enregeladas, nas escadarias dos edifícios públicos, a tentar vender uma esferográfica ou uma pega de cozinha – os seus únicos pertences.
      Aqui foi o contrário. Achei que o correcto seria a tentarem vender.