PT
BR
Pesquisar
Definições



Adventício

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
adventícioadventício
( ad·ven·tí·ci·o

ad·ven·tí·ci·o

)


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

1. Que ou quem vem de fora. = ÁDVENA, ESTRANGEIRO, ESTRANHO, FORASTEIRO, PEREGRINOAUTÓCTONE


adjectivoadjetivo

2. Que vem por acaso (ex.: pensamentos adventícios). = CASUAL, FORTUITO

3. Que não provém de herança.HEREDITÁRIO

4. [Figurado] [Figurado] Que não faz parte natural de algo; que é acrescentado ou incorporado. = ACESSÓRIO, EXTRÍNSECOESSENCIAL, INTRÍNSECO

5. Que não é o mais importante (ex.: vulcão adventício). = SECUNDÁRIOPRIMÁRIO, PRINCIPAL

6. [Botânica] [Botânica] Diz-se de um órgão que se desenvolve num ponto, onde normalmente se não encontra outro órgão da mesma natureza (ex.: raízes adventícias).

etimologiaOrigem etimológica:latim adventicius, -a, -um, que vem de fora, estranho, emprestado, extraordinário, suplementar, relativo à chegada.

Auxiliares de tradução

Traduzir "Adventício" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Como é correcto? Junta de Freguesia do Samouco ou Junta de Freguesia de Samouco?
A utilização do topónimo Samouco com o artigo definido (ex.: Junta de Freguesia do Samouco) parece ser bastante mais frequente do que a sua utilização sem artigo (ex.: Junta de Freguesia de Samouco), a avaliar por pesquisas em corpora e motores de busca da Internet, o que se poderá explicar pelo facto de o topónimo ter origem no nome comum samouco.



Qual denominação para a "operação" de passar Francisco a Chico, Helena a Lena, Alice a Lili, etc.
As palavras Chico, Lena ou Lili são hipocorísticos (isto é, nomes próprios usados para designar alguém de maneira informal ou carinhosa) em relação a Francisco, Helena e Alice, respectivamente. Estes três hipocorísticos mostram, contudo, fenómenos diferentes de formação de palavras: em Francisco > Chico há uma redução por aférese acompanhada de alteração expressiva da forma reduzida; em Helena > Lena há uma simples redução por aférese; em Alice > Lili há uma redução com aférese e apócope e com o redobro de uma sílaba. A estes mecanismos pode ainda juntar-se o frequente uso de sufixos aumentativos ou diminutivos (ex. Chicão, Leninha).