PT
BR
Pesquisar
Definições



árvore-do-ponto

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
árvore-do-pontoárvore-do-ponto
( ár·vo·re·-do·-pon·to

ár·vo·re·-do·-pon·to

)


nome feminino

[Portugal: Coimbra] [Portugal: Coimbra] [Botânica] [Botânica] Designação dada ao tulipeiro (Liriodendron tulipifera), que começa a florir na época dos exames na Universidade de Coimbra.

etimologiaOrigem etimológica:árvore + do + ponto.

vistoPlural: árvores-do-ponto.
iconPlural: árvores-do-ponto.
árvore-do-pontoárvore-do-ponto


Dúvidas linguísticas



Tenho uma dúvida em relação ao emprego ou não do hífen na palavra dessincronizar. A palavra escrita deste modo lê-se /de-ssin-cro-ni-zar/ e normalmente ouve-se pronunciar /des-sin-cro-ni-zar/. Ou seja, o prefixo des- normalmente não perde a sua autonomia quando pronunciado. Neste caso não se devia também usar o hífen? Ou será que o termo dessincronizado é normalmente mal pronunciado, separando-se os dois ss?
A aglutinação do prefixo des- à palavra seguinte não obriga à pronúncia /s/. Aliás, os poucos dicionários que fazem a transcrição fonética das palavras às quais dão entrada registam /des-sin-cro-ni-zar/ e não /de-ssin-cro-ni-zar/.



Gostaria de saber qual o plural da palavra "salvo-conduto".
O plural do substantivo salvo-conduto deverá ser salvos-condutos, pois trata-se de um substantivo hifenizado composto por um adjectivo e por um substantivo, motivo pelo qual ambas as palavras flexionam em número. Esta é a flexão preconizada nos vocabulários de Rebelo Gonçalves e de José Pedro Machado; no entanto, obras lexicográficas como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea e o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa admitem dois plurais: salvo-condutos e salvos-condutos, sem aparente justificação senão o uso, pois a palavra salvo não poderá ser substantivo neste contexto, o que poderia justificar que só houvesse flexão num dos substantivos.