Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub

államköltségen

Palavra não encontrada. Sugerir a inclusão no dicionário da palavra pesquisada.
pub

Dúvidas linguísticas


Deve-se escrever não exite em contactar ou não hesite em contactar?
Como pode verificar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, o verbo exitar significa “ter êxito” e é usado como intransitivo (ex.: as suas investigações exitaram), pelo que não seria o verbo adequado para a frase que refere. Assim, o verbo correcto será hesitar, cujas acepções, como poderá comprovar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, se encaixam perfeitamente na frase em questão.



Gostaria de saber como se pronuncia o verbo esquecer no Presente do Conjuntivo. Exemplificando: o caso da 2º pessoa do singular (esqueças) como deverei ler - (é) ou (ê)?
O verbo esquecer tem -e- aberto (idêntico ao -e- de pé) na última vogal do radical (esquec-) do infinitivo. Nas formas verbais correspondentes à primeira pessoa do singular do presente do indicativo (esqueço) e às três pessoas do singular e à terceira do plural do presente do conjuntivo (esqueça, esqueças, esqueça, esqueçam), este verbo é usualmente pronunciado com -e- fechado (idêntico ao -e- de mês) na última vogal do radical (esquec-). Nas restantes formas verbais, este verbo pronuncia-se geralmente com -e- aberto (ex.: esqueces, esqueciam, esquecêramos, esquecerei, esqueceria). Este comportamento fonético é comum a outros verbos como aquecer e arrefecer e respectivos derivados.

Palavra do dia

me·lis·su·go me·lis·su·go


(latim mel, mellis, mel + latim sugo, -ere, sugar)
adjectivo
adjetivo

Que suga o suco ou néctar das flores.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/%C3%A1llamk%C3%B6lts%C3%A9gen [consultado em 16-04-2021]