PT
BR
Pesquisar
Definições



zebro

A forma zebropode ser [primeira pessoa singular do presente do indicativo de zebrarzebrar] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
zebro1zebro1
( ze·bro

ze·bro

)


nome masculino

Boi ou novilho.

iconeConfrontar: zerbo.
zebro2zebro2
( ze·bro

ze·bro

)
Imagem

BotânicaBotânica

Planta arbustiva ou arbórea silvestre (Ilex aquifolium) da família das aquifoliáceas, de caule erecto com casca lisa e acinzentada, folhas persistentes, ovaladas, coriáceas e verde-escuras com espinhos nas pontas, pequenas flores brancas ou rosadas e bagas vermelhas do tamanho de uma ervilha.


nome masculino

[Botânica] [Botânica] Planta arbustiva ou arbórea silvestre (Ilex aquifolium) da família das aquifoliáceas, de caule erecto com casca lisa e acinzentada, folhas persistentes, ovaladas, coriáceas e verde-escuras com espinhos nas pontas, pequenas flores brancas ou rosadas e bagas vermelhas do tamanho de uma ervilha.Imagem = AQUIFÓLIO, AZEVINHO, VISQUEIRO

etimologiaOrigem etimológica:origem duvidosa, talvez do latim aquifolium, -i, de aquifolius, -a, -um, que tem folhas pontiagudas.

iconeConfrontar: zerbo.
zebro3zebro3
( ze·bro

ze·bro

)


nome masculino

[Portugal] [Portugal] Barco pneumático semi-rígido com motor, com a forma da letra U (ex.: a descida do rio é acompanhada por dois zebros de apoio).

etimologiaOrigem etimológica:Zebro®, marca registada.

iconeConfrontar: zerbo.
zebrarzebrar
( ze·brar

ze·brar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

Marcar com listras semelhantes às da pelagem da zebra. = ESTRIAR, LISTRAR, RAIAR, RAJAR, RISCAR

etimologiaOrigem etimológica:zebra + -ar.

zebrozebro

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Estava com dúvida quanto à escrita do algarismo 16, e procurando resposta no site, fiquei com mais dúvida ainda: dezesseis ou dezasseis? E porquê?
O algarismo 16 pode escrever-se de duas formas: dezasseis é a forma usada em Portugal e dezesseis a forma usada no Brasil. A forma com e aparenta ser a mais próxima da etimologia: dez + e + seis; a forma com a é uma divergência dessa. Esta dupla grafia, cuja razão exacta se perde na história da língua, verifica-se também com os números 17 (dezassete/dezessete) e 19 (dezanove/dezenove).




Consultando um site estrangeiro sobre bandeiras e numa tradução apressada encontrei vixiologia como a palavra para o estudo das mesmas. Ora, aparentemente, não existe esta palavra em português. Assim solicito me indiquem qual a palavra correcta.
A palavra correcta para este estudo é vexilologia (a palavra está registada no Dicionário Houaiss e no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras).