PT
BR
Pesquisar
Definições



zebro

A forma zebropode ser [primeira pessoa singular do presente do indicativo de zebrarzebrar] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
zebro1zebro1
( ze·bro

ze·bro

)


nome masculino

Boi ou novilho.

iconeConfrontar: zerbo.
zebro2zebro2
( ze·bro

ze·bro

)
Imagem

BotânicaBotânica

Planta arbustiva ou arbórea silvestre (Ilex aquifolium) da família das aquifoliáceas, de caule erecto com casca lisa e acinzentada, folhas persistentes, ovaladas, coriáceas e verde-escuras com espinhos nas pontas, pequenas flores brancas ou rosadas e bagas vermelhas do tamanho de uma ervilha.


nome masculino

[Botânica] [Botânica] Planta arbustiva ou arbórea silvestre (Ilex aquifolium) da família das aquifoliáceas, de caule erecto com casca lisa e acinzentada, folhas persistentes, ovaladas, coriáceas e verde-escuras com espinhos nas pontas, pequenas flores brancas ou rosadas e bagas vermelhas do tamanho de uma ervilha.Imagem = AQUIFÓLIO, AZEVINHO, VISQUEIRO

etimologiaOrigem etimológica: origem duvidosa, talvez do latim aquifolium, -i, de aquifolius, -a, -um, que tem folhas pontiagudas.
iconeConfrontar: zerbo.
zebro3zebro3
( ze·bro

ze·bro

)


nome masculino

[Portugal] [Portugal] Barco pneumático semi-rígido com motor, com a forma da letra U (ex.: a descida do rio é acompanhada por dois zebros de apoio).

etimologiaOrigem etimológica: Zebro®, marca registada.
iconeConfrontar: zerbo.
zebrarzebrar
( ze·brar

ze·brar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

Marcar com listras semelhantes às da pelagem da zebra. = ESTRIAR, LISTRAR, RAIAR, RAJAR, RISCAR

etimologiaOrigem etimológica: zebra + -ar.
zebro zebro

Anagramas



Dúvidas linguísticas


O FLIP4 considera errado contraofensiva, propondo contra-ofensiva. Todavia, segundo o Acordo Ortográfico Da Língua Portuguesa de 1990 ainda em vigor, pode ver-se na sua BASE XVI, Art.º 1.º, Alínea b) que a vossa proposta está errada. De facto, diz-se ali (só se emprega o hífen nos seguintes casos) «Nas formações em que o prefixo ou pseudoprefixo termina na mesma vogal com que se inicia o segundo elemento: anti-ibérico, contra-almirante, infra-axilar, supra-auricular [...], semi-interno.»


Tenho ouvido muito a conjugação do verbo precisar acompanhado da preposição de. Exemplo: Eu preciso DE fazer o trabalho para segunda. Eu acho que está errado, mas não sei explicar gramaticalmente. Esta conjugação é possível?