PT
BR
Pesquisar
Definições



zaragatoa

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
zaragatoazaragatoa
|ô| |ô|
( za·ra·ga·to·a

za·ra·ga·to·a

)
Imagem

MedicinaMedicina

Objecto que consiste numa esponja ou numa porção de outro material absorvente na extremidade de uma haste, usado para aplicar medicamentos ou recolher amostras para análise, geralmente na zona da garganta e das fossas nasais.


nome feminino

1. [Medicina] [Medicina] Objecto que consiste numa esponja ou numa porção de outro material absorvente na extremidade de uma haste, usado para aplicar medicamentos ou recolher amostras para análise, geralmente na zona da garganta e das fossas nasais.Imagem

2. [Por extensão] [Por extensão] Medicamento que se aplica com este objecto.

3. [Botânica] [Botânica] Planta herbácea (Plantago afra) da família das plantagináceas.

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: ZARACOTEIA

etimologiaOrigem etimológica:espanhol zaragatona.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Qual é o plural de porta-voz?
De acordo com a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra (p. 188), quando uma palavra hifenizada é composta por um verbo e um substantivo, apenas este último adquire a flexão do plural. Assim, o plural de porta-voz é porta-vozes, tal como o plural de guarda-chuva é guarda-chuvas e o de beija-flor é beija-flores.



Minha dúvida é: Por que passei a vida estudando que o correto é falar para eu fazer, para eu comer, e etc., se a frase É fácil para mim estudar não está errada? Podem explicar essa última frase.
De facto, nos contextos exemplificados com duas orações na resposta para eu/para mim (ex.: isto é para eu fazer), deverá ser usado o pronome sujeito, pois na oração para eu fazer, o pronome desempenha essa função de sujeito. No caso do exemplo É fácil para mim estudar, o contexto é semelhante àquele referido na resposta pronomes pessoais rectos e oblíquos, em que o pronome não desempenha a função de sujeito, pois esta frase pode ser decomposta em Estudar [sujeito] é fácil [predicado] para mim [adjunto adverbial de interesse].