Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

verdureiro

verdureiroverdureiro | n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ver·du·rei·ro ver·du·rei·ro


(verdura + -eiro)
nome masculino

Vendedor ambulante de verduras, legumes e frutas (ex.: os pregões dos verdureiros enchiam a rua logo de manhã cedo).

pub

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

...Yahia, de 25 anos, também conhecido como "O Emir", era um ladrão mesquinho e verdureiro do bairro de Bab El Oued , em Argel..

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS

Quem fica feliz com isso também é o verdureiro ..

Em Carta de Tarot

...direto para o escritório, na sequência incluí uma passada na banca de frutas (e verdureiro ), uma faxina nas gavetas e estantes de casa procurando um exame (que não...

Em Carta de Tarot

...mudou-se em 1940 com a família para a cidade, onde trabalhou desde criança como verdureiro , entregador de leite, garçom na pensão construída por seu pai..

Em www.rafaelnemitz.com

Essa senhora seria facilmente ludibriada pelo verdureiro na simples compra de limões galegos, pior: seria capaz de comprar e, na saída,...

Em falandoemliteratura.com
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Como dizer correctamente: ...a área que mais lhe fascina ou ... a área que mais a fascina?
O verbo fascinar é tradicionalmente registado nos dicionários como transitivo directo, isto é, como um verbo que selecciona um complemento nominal obrigatório que não é introduzido por uma preposição (ex.: esta área fascinou o aluno), não sendo consideradas aceitáveis construções com um complemento indirecto, isto é, um complemento nominal obrigatório introduzido por uma preposição (ex.: *esta área fascinou ao aluno; o asterisco indica agramaticalidade). Quando há pronominalização dos complementos de terceira pessoa, o complemento directo corresponde aos pronomes pessoais o, a os, as e o complemento indirecto aos pronomes pessoais lhe, lhes. Assim, relativamente aos exemplos acima referidos, a pronominalização do complemento directo da frase esta área fascinou o aluno deve ser feita com o pronome o (esta área fascinou-o), pois trata-se de um complemento directo, e não com o pronome lhe (*esta área fascinou-lhe).

Em relação às frases apontadas na dúvida colocada, o caso é o mesmo. Deverá ser usada a construção a área que mais a fascina (equivalente a a área que mais fascina alguém) e não a construção *a área que mais lhe fascina (equivalente a *a área que mais fascina a alguém).




Gostaria de saber se na frase "Saber-se participante da formação de gerações e construtor de uma sociedade que precisa pensar a paz e a esperança, nos compromissa." A palavra compromissa existe ?
A palavra compromissa existe de facto, é flexão do verbo compromissar (= comprometer).
pub

Palavra do dia

o·ven·çal o·ven·çal


(ovença + -al)
nome masculino

1. [Antigo]   [Antigo]  Pessoa encarregada de uma despensa. = DESPENSEIRO, ECÓNOMO

2. [Antigo]   [Antigo]  Cobrador de rendas.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/verdureiro [consultado em 19-10-2021]