PT
BR
Pesquisar
Definições



veracíssimo

A forma veracíssimopode ser [derivação masculino singular de verazveraz] ou [adjectivoadjetivo].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
veracíssimoveracíssimo
( ve·ra·cís·si·mo

ve·ra·cís·si·mo

)


adjectivoadjetivo

Muito veraz.

etimologiaOrigem etimológica:latim veracissimus, -a, -um.

verazveraz
( ve·raz

ve·raz

)


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

Que diz a verdade. = VERÍDICO

etimologiaOrigem etimológica:latim verax, -acis.

vistoPlural: verazes.
iconPlural: verazes.
iconeConfrontar: veras.
veracíssimo

Anagramas

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



A palavra caravançarai é utilizadíssima por José Saramago, em seu livro O Evangelho segundo Jesus Cristo. É possível entender do que se trata, mas eu gostaria de ter uma explicação mais exata, com informação, inclusive da origem da palavra e não a encontrei em seu dicionário on-line. Poderiam os senhores me encaminhar o verbete?
A palavra caravançarai é forma variante de caravançará, termo de origem persa que significaestalagem onde se hospedam gratuitamente as caravanas que atravessam regiões desertas”.



Gostaria de saber se é correcto dizer a gente em vez de nós.
A expressão a gente é uma locução pronominal equivalente, do ponto de vista semântico, ao pronome pessoal nós. Não é uma expressão incorrecta, apenas corresponde a um registo de língua mais informal. Por outro lado, apesar de ser equivalente a nós quanto ao sentido, implica uma diferença gramatical, pois a locução a gente corresponde gramaticalmente ao pronome pessoal ela, logo à terceira pessoa do singular (ex.: a gente trabalha muito; a gente ficou convencida) e não à primeira pessoa do plural, como o pronome nós (ex.: nós trabalhamos muito; nós ficámos convencidos).

Esta equivalência semântica, mas não gramatical, em relação ao pronome nós origina frequentemente produções dos falantes em que erro de concordância (ex.: *a gente trabalhamos muito; *a gente ficámos convencidos; o asterisco indica agramaticalidade) e são claramente incorrectas.

A par da locução a gente, existem outras, também pertencentes a um registo de língua informal, como a malta ou o pessoal, cuja utilização é análoga, apesar de terem menor curso.