PT
BR
Pesquisar
Definições



venosos

A forma venososé [masculino plural de venosovenoso].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
venosovenoso
|nô| |nô|
( ve·no·so

ve·no·so

)


adjectivoadjetivo

1. [Anatomia] [Anatomia] Relativo às veias.

2. Que tem veias ou é composto por veias. = VENADO

3. Que corre pelas veias. = VENÍFLUO

4. [Fisiologia] [Fisiologia] Diz-se do sangue rico em anidrido carbónico, que, na pequena circulação, circula nas veias até à aurícula direita do coração e, na grande circulação, sai do ventrículo direito e vai pelas artérias e arteríolas até aos pulmões para ser oxigenado.

etimologiaOrigem etimológica:latim venosus, -a, -um.

vistoPlural: venosos |nó|.
iconPlural: venosos |nó|.
iconeConfrontar: vinoso.
venososvenosos

Auxiliares de tradução

Traduzir "venosos" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber como se denomina um período de cinco meses de cada ano.
Nos dicionários e vocabulários por nós consultados não encontrámos atestada nenhuma palavra que corresponda ao significado pretendido. No entanto, há um conjunto de palavras, derivadas directamente do latim, que designam períodos de x meses (cf. bimestre, trimestre, quadrimestre, semestre, septimestre, decemestre), pelo que, pela mesma lógica, é possível utilizar para um período de cinco meses a palavra quinquemestre (do latim quinquemestris, -e), que, apesar de não estar dicionarizada, respeita a mesma adaptação ao português das palavras acima referidas (note-se que quinque- é um elemento composicional que forma outras palavras em português, como quinquecelular ou quinquídio).



Ouvi a um treinador de futebol a palavra evoluência referindo-se à evolução da sua equipe. Não creio que exista o vocábulo.
A palavra evoluência não se encontra registada em nenhum dicionário ou vocabulário consultado, nem se encontra em corpora e motores de pesquisa na internet, pelo que será mais aconselhável, de facto, o uso da palavra evolução.

Esta palavra, apesar de não ter curso na língua, parece no entanto ser formada a partir do verbo evoluir com um sufixo (-ência), usado regularmente para formação de substantivos abstractos a partir de verbos, como em antecedência, anuência, dormência, intercorrência, regência ou sobrevivência, por exemplo.