PT
BR
Pesquisar
Definições



vaga-lume

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
vaga-lumevaga-lume
( va·ga·-lu·me

va·ga·-lu·me

)
Imagem

EntomologiaEntomologia

Género de insectos coleópteros que emitem luz fosforescente.


nome masculino

1. [Entomologia] [Entomologia] Género de insectos coleópteros que emitem luz fosforescente.Imagem = LUZE-CU, LUZICU, LUZINCU, PIRILAMPO

2. [Brasil] [Brasil] Pessoa que, geralmente munida de uma lanterna, indica o lugar dos espectadores em salas de espectáculo. = LANTERNINHA

etimologiaOrigem etimológica:vaga + lume.

vistoPlural: vaga-lumes.
iconPlural: vaga-lumes.
vaga-lumevaga-lume


Dúvidas linguísticas



Como se diz: existe diferenças significativas ou existem diferenças significativas entre duas populações?
O verbo existir é intransitivo e deve concordar com o sujeito, que, na frase em apreço, corresponde a um plural (diferenças significativas). Por este motivo, a frase correcta será existem diferenças significativas.

Esta hesitação em efectuar a concordância do verbo existir com o seu sujeito deriva provavelmente do facto de este verbo ser sinónimo, em algumas acepções, do verbo haver, que, neste sentido, é impessoal, isto é, não tem sujeito e deve sempre ser conjugado na terceira pessoa do singular (ex.: há diferenças significativas).




Tenho sempre uma dúvida: utiliza-se crase antes de pronomes demonstrativos como esse, essa, esta, este?
A crase é a contracção de duas vogais iguais, sendo à (contracção da preposição a com o artigo definido a) a crase mais frequente. Para que se justifique esta crase é necessário que haja um contexto em que estejam presentes a preposição a e o artigo a (ex.: A [artigo] menina estava em casa; Entregou uma carta a [preposição] uma menina; Entregou uma carta à [preposição + artigo] menina). Ora, os pronomes demonstrativos não coocorrem com preposições (ex.: Esta menina estava em casa; *A [artigo] esta menina estava em casa; Entregou a carta a [preposição] esta menina; *Entregou a carta à [preposição + artigo] esta menina; o asterisco indica agramaticalidade), pelo que não poderá haver crase antes de artigos demonstrativos, mas apenas a ocorrência da preposição, quando o contexto o justifique.

Além do que foi dito acima, é de referir que pode haver crase com um artigo demonstrativo começado por a- (ex.: Não prestou atenção àquilo [preposição a + pronome demonstrativo aquilo]), mas trata-se da contracção da preposição a com a primeira vogal do pronome demonstrativo (ex.: àquele, àqueloutro, àquilo).