PT
BR
Pesquisar
Definições



trombita

A forma trombitaé [derivação feminino singular de trombatromba].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
trombatromba
( trom·ba

trom·ba

)


nome feminino

1. Órgão extremamente flexível que no elefante é a sede do olfacto e do tacto e com o qual apreende a comida e a bebida que leva à boca.

2. Órgão sugador de certos insectos.

3. Focinho de certos animais.

4. [Informal, Depreciativo] [Informal, Depreciativo] Cara ou nariz. [Também usado no plural.]

5. [Informal] [Informal] Aspecto carrancudo (ex.: estava chateado e com uma tromba de todo o tamanho; saiu daqui com umas trombas medonhas). [Mais usado no plural.] = CARRANCA

6. [Antigo] [Antigo] [Música] [Música] Trombeta.


de trombas

[Informal] [Informal] Com ar contrariado ou de mau humor. = AMUADO, CARRANCUDO, ENFEZADO, IRRITADO

etimologiaOrigem etimológica:talvez alteração de trompa.


Dúvidas linguísticas



Gostaria que me informassem se a palavra sedeado existe. Esta palavra é normalmente utilizada de forma generalizada, com o seguinte significado: "com sede em". Uma vez que não consigo encontrar esta palavra em nenhum dicionário ou prontuário, gostaria apenas de saber se ela existe na língua portuguesa.
A forma correcta da palavra que procura com o significado "que tem sede em" é sediado e não sedeado. Esta existe, mas tem um outro significado, como poderá constatar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa na entrada sedear.

Ambas as formas (sediar e sedear) se encontram registadas em vários dicionários de língua portuguesa.




Qual o plural para a expressão alerta ou em alerta? As orações Eles permanecem alertas e Eles permanecem em alerta estão corretas?
Nenhuma das expressões referidas pode ser considerada incorrecta.

A palavra alerta pode ser usada como advérbio, como adjectivo, como substantivo ou como interjeição.

Como advérbio mantém-se sempre invariável (ex.: ela permanece alerta; eles permanecem alerta).

Como adjectivo é uniforme, flexiona em número e concorda com o nome que qualifica (ex.: as pessoas permanecem alertas; a presa alerta conseguiu escapar do leão).

Como interjeição, pode ser usada, de forma invariável, para avisar ou solicitar atenção ou cuidado (ex.: alerta, camaradas!).

A palavra alerta pode ainda ser usada como substantivo masculino, admitindo apenas flexão em número (ex.: o guarda deu o alerta quando um dos prisioneiros se pôs em fuga; não prestaram atenção aos alertas dados pelo guarda).

A locução adverbial em alerta está correcta (neste caso, alerta assume a classificação de substantivo) e também se mantém invariável em qualquer dos contextos usados (ex.: ele permanece em alerta; eles permanecem em alerta).