Significado de triavam-se-lhas

    A forma triavam-se-lhasé [terceira pessoa plural do pretérito imperfeito do indicativo de triartriar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    triartriar
    ( tri·ar

    tri·ar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    Fazer a triagem de (ex.: queremos sensibilizar os consumidores a triarem os resíduos; os hospitais triam os pacientes nas urgências).

    etimologiaOrigem:tri[agem] + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    tri- | elem. de comp.

    Exprime a noção de três ou triplo (ex.: tridimensional)....


    trilogia | n. f.

    Reunião das três tragédias que formavam os poemas dramáticos apresentados nos concursos, na antiga Grécia....


    triásico | adj. | n. m.

    Relativo ao Trias ou Triásico....


    triássico | adj. | n. m.

    Relativo ao Trias ou Triássico....


    tripleto | n. m.

    Conjunto de três elementos....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "triavam-se-lhas" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de saber se existe registo da palavra "esmandrigado" com o significado de mal arranjado, mal pronto, e como é a real grafia da palavra. Usei-a muito na minha infância na cidade do Porto e ainda a uso. Será uso indevido??


      Em pesquisa no Dicionário Priberam sobre a palavra "transsexualidade" reparei que me é sugerida a forma "transexualidade" e reparei que pode haver sugestão de inclusão de palavra que não conste no dicionário. Venho então sugerir, e questionar sobre o uso correto da palavra, que transsexualidade e seus derivados sejam incluídos neste dicionário. Já encontrei diversas vezes uso de transsexualidade, inclusive no Grande Dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora (2004), que indica as duas palavras como corretas, seja "transexualidade", seja "transsexualidade". Com efeito, toda a vida tenho ouvido a palavra como /trâns-sèxuál/ e são raras as vezes que oiço /trâncèxuál/. Daí acreditar que a forma correta de se escrever a palavra, ou pelo menos aceitável, é a de a escrever com dois esses. Se eu escrever a palavra com um esse soa-me mal, pois eu não a pronuncio dessa forma. Poderão ajudar-me com esta questão? E será possível a inclusão de "transsexual"?