PT
BR
Pesquisar
Definições



transfuja

A forma transfujapode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de transfugirtransfugir], [terceira pessoa singular do imperativo de transfugirtransfugir] ou [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de transfugirtransfugir].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
transfugirtransfugir
( trans·fu·gir

trans·fu·gir

)
Conjugação:irregular.
Particípio:regular.


verbo intransitivo

Fugir de um lugar para outro como trânsfuga. = DESERTAR

etimologiaOrigem etimológica:latim transfugio, -ire.
transfujatransfuja

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Recentemente encontrei uma palavra escrita de duas maneiras diferentes, ambas referentes a um mamífero conhecido: ouriço-cacheiro e ouriço-caixeiro. Gostaria de saber se está correcto utilizar ambas as representações.
A forma correcta é ouriço-cacheiro, uma vez que esta é a designação de várias espécies de pequenos mamíferos que se enrolam quando pressentem perigo, escondendo-se sob os espinhos. A palavra é composta por justaposição do substantivo ouriço e do adjectivo cacheiro, que significa "que se esconde". A forma *ouriço-caixeiro é incorrecta, como indica o asterisco, e resulta da confusão entre as palavras parónimas (têm pronúncia e grafia semelhantes) cacheiro e caixeiro, sendo esta última um substantivo que designa geralmente uma pessoa que efectua vendas ao público ou uma pessoa que fabrica caixas ou que trabalha com elas.



Já tentei de várias formas tentar descobrir o significado da palavra papilocopista ou papiloscopista, porém até o presente momento não obtive resultado. Será que vocês são capazes de descobrir a origem da mesma e seu significado?
A forma correcta é papiloscopista. Trata-se de um neologismo muito frequente no Brasil que designa o especialista que recolhe impressões digitais das papilas dos dedos. O termo dactiloscopista (sem “c” no Brasil: datiloscopista) aparece registado com o mesmo significado.