Significado de toucar-vo-los

    A forma toucar-vo-lospode ser [infinitivo de toucartoucar], [primeira pessoa singular do futuro do conjuntivo de toucartoucar], [primeira pessoa singular infinitivo flexionado de toucartoucar], [terceira pessoa singular do futuro do conjuntivo de toucartoucar] ou [terceira pessoa singular infinitivo flexionado de toucartoucar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    toucartoucar
    ( tou·car

    tou·car

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Cingir ou cobrir com touca.

    2. Pentear e dispor convenientemente o cabelo.

    3. [Figurado] [Figurado] Estar em cima de ou colocar em cima de. = ENCIMAR

    4. Estar em volta de ou em círculo. = AUREOLAR, COROAR, CIRCULAR

    5. Enfeitar.

    etimologiaOrigem:touca + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    iconeConfrontar: tocar.

    Esta palavra no dicionário

    beatilha | n. f.

    Touca branca (de beata que vivia em comunidade)....


    caliptra | n. f.

    Cápsula de certas plantas, como os musgos....


    penteado | adj. | n. m.

    Que se penteou....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "toucar-vo-los" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostava que me informassem se está correcta a seguinte frase: " ele está implicado em tráfego de droga" ou " ele está implicado em tráfico de droga".


      Minha dúvida é a seguinte: Quando eu digo que vou emprestar algo (vou-te emprestar minha camiseta, por exemplo), essa frase está errada? E quando digo que vou emprestar algo de alguém (vou emprestar sua camiseta, por exemplo)? Queria saber se ambas as frases estão corretas, se são ambíguas ou algo do gênero ou se o verbo emprestar tem um jeito certo de ser usado.