Significado de tostarem-se-lhes

    A forma tostarem-se-lhespode ser [terceira pessoa plural do futuro do conjuntivo de tostartostar] ou [terceira pessoa plural infinitivo flexionado de tostartostar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    tostartostar
    ( tos·tar

    tos·tar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo e pronominal

    1. Queimar ou queimar-se superficialmente. = CRESTAR, TISNAR, TORRAR

    2. Dar ou ganhar um tom de pele mais rosado ou mais escuro por exposição à luz solar. = BRONZEAR

    verbo transitivo

    3. [Enologia] [Enologia] Queimar por poucos minutos a superfície interna da madeira da pipa ou barrica.

    etimologiaOrigem:latim vulgar tostare, do latim tostus, -a, -um, particípio passado de torreo, -ere, secar, queimar, assar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "tostarem-se-lhes" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    corado | adj.

    Que tem boas cores no rosto; afogueado; tostado....


    canapé | n. m.

    Assento longo de palhinha ou estofado, com braços e recosto....


    tosta | n. f.

    Torrada....


    tostadela | n. f.

    Ato ou efeito de tostar de leve....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "tostarem-se-lhes" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Como devo passar para o discurso indirecto a frase: Eu chamo-me Paula. Discurso indirecto: Ela disse que se chamava Paula? ou Ela disse que se chama Paula?


      Gostaria que me fosse esclarecida uma dúvida: - É correto falar ou escrever a expressão com vistas: ...disponibilizar o sistema com vistas ao monitoramento da dívida... Entendo como correta a expressão com vista, no singular, não compreendo o porquê do plural no com vistas. Como trabalho com auditoria e permanentemente emito relatórios, necessito saber como escrever corretamente, tanto que permaneço com o site Priberam aberto enquanto escrevo, para que possa esclarecer dúvidas gramaticais.