Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub

terrorismo

terrorismoterrorismo | n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ter·ro·ris·mo ter·ro·ris·mo


(terror + -ismo)
nome masculino

1. Uso deliberado de violência, mortal ou não, contra instituições ou pessoas, como forma de intimidação e tentativa de manipulação com fins políticos, ideológicos ou religiosos (ex.: luta contra o terrorismo).

2. [Por extensão]   [Por extensão]  Sistema de governo por meio de terror ou de medidas violentas.

3. Atitude intencional e geralmente continuada de intimidação ou intolerância (ex.: o funcionário era vítima de terrorismo psicológico no local de trabalho).

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "terrorismo" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


Bavária ou Baviera? Não é Baviera a forma portuguesa para a região alemã Bayern? A Wikipedia diz "Bavária - forma ortograficamente incorreta em português" e o vosso corretor FLiP reconhece as duas formas...
Ambas as formas estão previstas nos dicionários e vocabulários de referência, sendo que Baviera é a forma que vem pelo francês e Bavária a forma mais próxima do étimo latino.

José Pedro Machado, no seu Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa (Ed. Confluência, Lisboa, 1984) remete Bavária para Baviera. Rebelo Gonçalves, no Vocabulário da Língua Portuguesa (Coimbra, Coimbra Editora, 1966), diz que Baviera é forma menos preferível que Bavária mas consagrada pelo uso. O FLiP reconhece por isso as duas formas.




Deve-se escrever O contrato termina automaticamente na data aniversária ou na data aniversário?
Se utilizar a palavra aniversário como adjectivo, deverá fazer a concordância em género e número com o nome a que se refere (ex.: recebeu presentes aniversários; todos os anos há uma celebração aniversária; a anuidade é paga nas datas aniversárias do contrato).
Deste modo, a expressão *data aniversário não está correcta, uma vez que aniversário é adjectivo singular masculino, enquanto data é substantivo singular feminino, sendo data aniversária a concordância correcta.

Se pretender utilizar a palavra aniversário como substantivo, poderá usar a locução data de/do aniversário, que é equivalente a data aniversária.

pub

Palavra do dia

jor·na·de·ar jor·na·de·ar

- ConjugarConjugar

(jornada + -ear)
verbo intransitivo

Ir de jornada, de viagem. = VIAJAR

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/terrorismo [consultado em 14-04-2021]