PT
BR
Pesquisar
Definições



suspire

A forma suspirepode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de suspirarsuspirar], [terceira pessoa singular do imperativo de suspirarsuspirar] ou [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de suspirarsuspirar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
suspirarsuspirar
( sus·pi·rar

sus·pi·rar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo intransitivo

1. Lamentar-se gemendo.

2. Dar suspiros.

3. [Figurado] [Figurado] Soprar brandamente, murmurar.


verbo transitivo

4. Exprimir por meio de suspiros.

5. Dizer suspirando.

6. Desejar, ter saudades de.


suspirar por

Desejar, ambicionar.

Estar enamorado de.

suspiresuspire

Auxiliares de tradução

Traduzir "suspire" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Sou de Recife e recentemente tive uma dúvida muito forte ao pensar sobre uma palavra: xexeiro, checheiro ou seixeiro (não sei na verdade como se escreve e se tem, realmente, uma forma correta). Essa palavra é usada para dizer quando uma pessoa é "caloteiro", mau pagador. Em Recife é comum ouvir isso das pessoas: fulano é um "xexeiro". Gostaria de saber de onde surgiu esse termo. Fiquei pensando o seguinte: seixo é uma pedra dura e lisa e quando uma pessoa está com pouco dinheiro dizem que ela está "lisa" ou "dura". Então na verdade o certo seria seixeiro. Essa é a minha dúvida.
A forma correcta é seixeiro, que, segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, deriva mesmo de seixo, “calote”, acepção que o referido dicionário também regista como regionalismo nordestino.



Gostaria de saber se existe hífen nas seguintes palavras: área-meio, procuradoria-geral, coordenação-geral, coordenador-geral, procurador-geral-adjunto?
À excepção de procuradoria-geral, nenhuma das outras palavras que menciona tem registo nos dicionários de língua portuguesa por nós consultados. No entanto, o adjectivo geral liga-se com frequência por hífen ao substantivo quando este designa cargo ou organismo. A formação de palavras pela hifenização de dois substantivos, como é o caso de área-meio, também é frequente. Neste caso, o substantivo meio funciona como determinante do substantivo área.