PT
BR
Pesquisar
Definições



suspire

A forma suspirepode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de suspirarsuspirar], [terceira pessoa singular do imperativo de suspirarsuspirar] ou [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de suspirarsuspirar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
suspirarsuspirar
( sus·pi·rar

sus·pi·rar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo intransitivo

1. Lamentar-se gemendo.

2. Dar suspiros.

3. [Figurado] [Figurado] Soprar brandamente, murmurar.


verbo transitivo

4. Exprimir por meio de suspiros.

5. Dizer suspirando.

6. Desejar, ter saudades de.


suspirar por

Desejar, ambicionar.

Estar enamorado de.

suspiresuspire

Auxiliares de tradução

Traduzir "suspire" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Por que NATO e não OTAN?
Não há nenhum motivo linguístico para preferir a sigla NATO (nome oficial da organização e sigla de North Atlantic Treaty Organization) à sigla OTAN (de Organização do Tratado do Atlântico Norte). A designação OTAN não é geralmente utilizada nos meios de comunicação social, razão pela qual a forma NATO se deve ter tornado a mais vulgarizada. O facto de ser um acrónimo fácil de pronunciar também poderá ter ajudado a que NATO seja a forma mais divulgada.

Por essa mesma razão, o acrónimo ONU (Organização das Nações Unidas) foi preferido em relação ao acrónimo inglês UN (sigla oficial da organização United Nations), uma vez que esta sigla não permite a sua pronúncia como uma palavra de formação regular no português.




Com o novo acordo ortográfico, como fica o verbo "prover" na terceira pessoa do plural no presente do indicativo? "proveem" (assim como ver -> veem) ou "provêem"?
Segundo o ponto 7.º da base IX do Acordo Ortográfico de 1990, as formas verbais terminadas em -êem deixam de ser acentuadas. É o caso da terceira pessoa do plural do presente do indicativo do verbo ver, que perde o acento circunflexo (vêem -> veem), dos verbos que se conjugam pelo mesmo paradigma (como antever, circunver, desprover, entrever, prever, prover, rever) e também dos verbos crer, ler e seus derivados (crêem -> creem, treslêem -> tresleem). Esta alteração aplica-se também à terceira pessoa do plural do presente do conjuntivo do verbo dar (dêem -> deem) e aos seus derivados (como antedar, desdar, redar, satisdar).

O conjugador online do FLiP pode ser uma ajuda a considerar nestes casos de dúvida. Funciona para português europeu e para português do Brasil, em ambos os casos com e sem o novo Acordo Ortográfico.