PT
BR
Pesquisar
Definições



sodomizemos

A forma sodomizemospode ser [primeira pessoa plural do imperativo de sodomizarsodomizar] ou [primeira pessoa plural do presente do conjuntivo de sodomizarsodomizar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
sodomizarsodomizar
( so·do·mi·zar

so·do·mi·zar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e intransitivo

Submeter a prática sexual em que há penetração do ânus com o pénis ou com objecto de forma aproximada; praticar a sodomia.

etimologiaOrigem etimológica:sodomia + -izar.
sodomizemossodomizemos

Auxiliares de tradução

Traduzir "sodomizemos" para: Espanhol Francês Inglês

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Conhecem a existência de algum documento que possua informação sobre a frequência de ocorrência de palavras portuguesas?
Os resultados do projecto Léxico Multifuncional Computorizado do Português Contemporâneo estão disponíveis no site do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa. Aí poderá ter acesso a um léxico de frequências de 26443 vocábulos baseado na análise de corpora.



Sobre a conjugação do verbo ‘trazer’, no futuro do indicativo, tenho a seguinte dúvida:
(1) Trar-se-ão a Portugal.
ou
(2) Trazer-se-ão a Portugal.
Será que a primeira hipótese está correcta? Não consigo encontrar qualquer tipo de referência, no entanto surge-me intuitivamente.
O verbo trazer é irregular, nomeadamente, para o caso que nos interessa, nas formas do futuro do indicativo: trará, trarás, traremos, trareis, trarão (se se tratasse de um verbo regular, as formas seriam *trazerei, ..., *trazerão [o asterisco indica forma incorrecta]).

Quando é necessário utilizar um pronome pessoal átono (ex.: me, o, se) nas formas do futuro do indicativo (ex.: telefonará) ou do condicional (ex.: encontraria), este pronome é inserido entre o radical e a desinência do verbo (ex.: telefonará + me = telefonar-me-á; encontraria + o = encontrá-lo-ia).

Como se trata da flexão irregular trarão, a forma correcta com o pronome deverá ser trar-se-ão e não *trazer-se-ão, que é uma forma incorrecta.