PT
BR
Pesquisar
Definições



satirógrafo

Palavra não encontrada.

Se procurava uma das palavras seguintes, clique nela para consultar a sua definição.
actinógrafo (norma brasileira)
datilografa (norma europeia, na grafia pós-Acordo Ortográfico)
datilógrafa (norma europeia, na grafia pós-Acordo Ortográfico)
datilografo (norma europeia, na grafia pós-Acordo Ortográfico e norma brasileira)
datilógrafo (norma europeia, na grafia pós-Acordo Ortográfico e norma brasileira)
datilógrafos (norma europeia, na grafia pós-Acordo Ortográfico e norma brasileira)
datilografou (norma europeia, na grafia pós-Acordo Ortográfico e norma brasileira)
saurógrafo (norma brasileira)
taticógrafo (norma brasileira)

Caso a palavra que procura não seja nenhuma das apresentadas acima, sugira-nos a sua inclusão no dicionário.



Dúvidas linguísticas



Quando nos referimos ao Município de Pombal ou à vila qual a forma correcta de dizer? "Estou no Pombal" ou "Estou em Pombal". Ambas as formas podem estar correctas?
De acordo com pesquisas em corpora e em motores de pesquisa na Internet, o topónimo Pombal é mais utilizado sem o artigo masculino (ex.: mora em Pombal; é originário de Pombal), apesar de haver algumas ocorrências com o artigo (ex.: vive no Pombal; regressou ontem do Pombal).



Qual o superlativo absoluto sintético do adjectivo maníaco?
Como é referido na resposta superlativos eruditos, o grau superlativo absoluto sintético é geralmente formado pela adjunção do sufixo -íssimo ao adjectivo. Em alguns casos, são necessárias as devidas adequações ortográficas para manter as características fonéticas do adjectivo no grau normal. Por analogia com outros adjectivos terminados em -aco (ex.: fraco - fraquíssimo; velhaco - velhaquíssimo), o superlativo absoluto sintético de maníaco parece ser maniaquíssimo. Os adjectivos terminados em -aco, tal como os terminados em -eco (ex.: seco - sequíssimo), formam este superlativo com adequação ortográfica para manter o som /k/ da sílaba final (é de referir que as formas consideradas irregulares advêm da existência de um superlativo latino como, por exemplo, opaco - opacíssimo). Os adjectivos terminados em -ico formam este superlativo geralmente sem manutenção do som /k/ da sílaba final (ex.: público - publicíssimo), embora, por vezes, haja manutenção desse som (ex.: simpático - simpatiquíssimo - simpaticíssimo).