PT
BR
Pesquisar
Definições



sapatinho-de-vénus

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
sapatinho-de-vénussapatinho-de-vênus
( sa·pa·ti·nho·-de·-vé·nus

sa·pa·ti·nho·-de·-vê·nus

)
Imagem

BotânicaBotânica

Designação dada a várias plantas orquidáceas do género Paphiopedilum, cuja flor tem um labelo com a forma de um saco ou da parte posterior de um sapato.


nome masculino

1. [Botânica] [Botânica] Designação dada a várias plantas orquidáceas do género Paphiopedilum, cuja flor tem um labelo com a forma de um saco ou da parte posterior de um sapato.Imagem = SAPATO-DE-VÉNUS

2. [Botânica] [Botânica] Designação comum a várias plantas ornamentais da família das escrofulariáceas, cujas flores apresentam uma corola bilabiada inchada que lembra a forma de uma sapatilha. = CALCEOLÁRIA

etimologiaOrigem etimológica:sapatinho + de + Vénus, antropónimo [deusa grega da Beleza e do Amor].

vistoPlural: sapatinhos-de-vênus.
iconPlural: sapatinhos-de-vénus.
grafiaGrafia no Brasil:sapatinho-de-vênus.
grafiaGrafia no Brasil:sapatinho-de-vênus.
grafiaGrafia em Portugal:sapatinho-de-vénus.
grafiaGrafia em Portugal:sapatinho-de-vénus.
sapatinho-de-vénussapatinho-de-vénus

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Estava com dúvida quanto à escrita do algarismo 16, e procurando resposta no site, fiquei com mais dúvida ainda: dezesseis ou dezasseis? E porquê?
O algarismo 16 pode escrever-se de duas formas: dezasseis é a forma usada em Portugal e dezesseis a forma usada no Brasil. A forma com e aparenta ser a mais próxima da etimologia: dez + e + seis; a forma com a é uma divergência dessa. Esta dupla grafia, cuja razão exacta se perde na história da língua, verifica-se também com os números 17 (dezassete/dezessete) e 19 (dezanove/dezenove).




À custa ou às custas?
Ambas as locuções prepositivas à custa de e às custas de são possíveis e sinónimas (ex.: Ele vive à(s) custa(s) dos pais; Subiu na vida à(s) custa(s) de muito esforço), encontrando-se atestadas em dicionários recentes de língua portuguesa, como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Lisboa: Academia das Ciências de Lisboa / Editorial Verbo, 2001) ou o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (edição brasileira da Editora Objetiva, 2001; edição portuguesa do Círculo de Leitores, 2002).