PT
BR



    Significado de saltara-se-te

    A forma saltara-se-tepode ser [primeira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de saltarsaltar] ou [terceira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de saltarsaltar].


    verbo transitivo e intransitivo


    verbo intransitivo


    verbo transitivo


    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "saltara-se-te" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    alfario | adj.

    Diz-se do cavalo que brinca, saltando e rinchando....


    comido | adj.

    Que foi ingerido; que se comeu....


    Que salta de um lado para o outro....




    Dúvidas linguísticas


    Na vossa página não compreendo a justificação para a resposta à dúvida 540: que se escreve multirriscos e não multi-riscos. Segundo o meu prontuário ortográfico, de 1990, os prefixos terminados em i são sempre separados com um hífen dos termos que começam por h, i, r e s . O prefixo multi- não é expressamente referido no prontuário. Qual a razão para nesse caso não se usar o hífen como nos demais referidos?


    Última crónica de António Lobo Antunes na Visão "Aguentar à bronca", disponível online. 1.º Parágrafo: "Ficaram por ali um bocado no passeio, a conversarem, aborrecidas por os homens repararem menos nelas do que desejavam."; 2.º Parágrafo: "nunca imaginei ser possível existirem cigarros friorentos, nunca os tinha visto, claro, mas aí estão eles, a tremerem. Ou são os dedos que tremem?".
    Dúvidas: a conversarem ou a conversar? A tremerem ou a tremer?